Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Compostos fenólicos

Pouco conhecido da grande maioria da população, porém descoberto pela comunidade científica há vários anos, os compostos fenólicos são muito importantes para o organismo dos seres humanos por englobar substâncias que apresentam propriedades antioxidantes, como os ácidos fólicos, que são responsáveis pelo combate dos radicais livres que são gerados pelo próprio organismo humano e que estão intimamente relacionados ao aparecimento de várias patologias nos indivíduos, entre as quais: doenças vasculares, cardíacas e até mesmo a formação de células cancerígenas. Vejamos agora, como os compostos fenólicos atuam no corpo das pessoas.

Atuação dos compostos fenólicos no corpo humano

Formado por várias substâncias, os compostos fenólicos, possuem em sua constituição acido fenólico que é de grande importância para a manutenção do bom funcionamento do organismo dos indivíduos, pois através dessas propriedades antioxidantes são indicados na terapêutica contra diversas patologias, entre elas os tumores malignos.

Os compostos fenólicos, além dos ácidos fenólicos, englobam também moléculas que apesentam um alto grau de polimerização, estando por isso presentes nos vegetais que são consumidos pelos seres humanos, nas proteínas e nos glicosídeos ou açúcares. Alguns compostos fenólicos se apresentam no organismo humano sob a forma de polímeros , ou seja, não estão nas formas livres dos vegetais. Porém a grande maioria dos compostos fenólicos está distribuída amplamente em todo o reino vegetal, no entanto em alguns casos somente em uma única planta.

Relação ente compostos fenólicos e oxidação lipídica

Os lipídeos podem sofrer reações em sua constituição ocorrendo a oxidação lipídica que resulta no processo de oxidação, tornando os alimentos impróprios para o consumo. Os ácidos graxos são os mais afetados por esse processo. Essa oxidação nas substâncias ocorrem em virtude da atuação dos radicais livres presentes nos organismos humanos. Por isso os compostos fenólicos são tão importantes para os indivíduos, pois através dos ácidos fenólicos que os compõe e das propriedades antioxidantes, fazem com que esses radicais livres sejam combatidos.

Atuação dos compostos fenólicos como antioxidantes

Quando há condições no meio ambiente que sejam favoráveis, os processos de oxidação podem ser evitados, pelo uso de elementos antioxidantes que tem a propriedade de impedir o desenvolvimento dos processos de oxidação, sendo assim é possível concluir que as substâncias antioxidantes conseguem inibir a oxidação de vários elementos. Em se tratando de antioxidantes fenólicos (constituídos por substância dos compostos fenólicos), eles apresentam como principal função inibir que outras estruturas se apropriem de radicais livres.

Ácidos fenólicos e antioxidantes biológicos

Várias pesquisas científicas foram realizadas correlacionaram à propriedade antioxidante dos ácidos fenólicos, encontrados nos compostos fenólicos com um sistema orgânico ou biológico, utilizando-se na grande maioria das vezes a técnica in vitro para realização desses estudos. De acordo com os cientistas na primeira constatação que eles fizeram sobre o efeito dos ácidos dos microssomos presentes no corpo humano, pode-se observar um resultado eficaz em todas as formas do ácido na redução da peroxidarão que havia sido induzida pela estrutura de microssomas, e alguns apresentavam inclusive um alto grau de poder como substância antioxidante.

Após vários estudos realizados pela técnica in vitro que comprovaram que os ácidos encontrados nos compostos fenólicos tinham poder antioxidante, ainda há muito que se pesquisar em relação aos organismos vivos, e em especial os seres humanos. No entanto, os estudos preliminares já demonstram com alguma precisão que existe uma relação existente entre a ação de substâncias oxidantes encontradas nos ácidos fenólicos com a redução dos radicais livres, trazendo vários benéficos para o corpo humano.

Considerações finais

A importância dos compostos fenólicos está principalmente em um dos seus componentes que é o ácido fenólico que segundo pesquisas que vem sendo realizadas há vários anos, apresenta capacidade de produzir substância antioxidante e, por conseguinte reduzir as ações maléficas ao organismo humano dos radicais livres, que provocam vários tipos de enfermidades incluindo as de origem cardíaca e vascular. Com a redução desses radicas pela atuação dos antioxidantes, o organismo humano tende a ser mais saudável melhorando a qualidade de vida dos indivíduos.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Fibra de maracujá

Vitamina B1

A vitamina B1