Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Complexo Vitamínico

O Complexo Vitamínico representado pelo Complexo B  na verdade é um conjunto de várias substâncias que possuem  a propriedade de se diversificarem em suas atuações terapêuticas e biológicas, como também em suas estruturas químicas, sendo que a principal característica que é comum a todas  é a capacidade de ser hidrossolúveis ou seja solúveis em meio aquoso.

As vitaminas que formam  o complexo B auxiliam a manter a tonicidade do trato gastrointestinal, além de ajudar na manutenção da saúde do sistema nervoso, dos músculos, do fígado, olhos, pele e cabelos dos  seres humanos.

Forma de Atuação

De acordo com estudos científicos as vitaminas do complexo B são na realidade coenzimas que atuam no processo de produção energética no  corpo  humano, e podem ser utilizadas em casos onde o indivíduo apresenta sintomas de ansiedade e estados depressivos. Normalmente recomenda-se seu consumo até três vezes por dia se estiver sendo utilizada como auxiliar no tratamento de alguma complicação orgânica.

O complexo vitamínico B compreende várias vitaminas entre elas: Tiamina(B1), Riboflavina(B2), Niacina(B3), Ácido Pantotênico(B5), Piridoxina(B6), Cobalamina (B12), Biotina e Ácido Fólico.

Tiamina (Vitamina B1)

De acordo com estudiosos a Tiamina ou vitamina B1 apresenta a propriedade de auxiliar na síntese de ácido clorídrico, melhorar a circulação sanguínea  além participar do metabolismo dos carboidratos no organismo humano. Essa vitamina é necessária para manter o tônus muscular  do estômago, coração e trato intestinal dos indivíduos.

Riboflavina (Vitamina B2)

De acordo com estudiosos a principal importância da riboflavina ou vitamina B2 está em seu envolvimento na produção de hemácias  ou glóbulos vermelhos, além de atuarem na respiração das células e na síntese de anticorpos. Essa vitamina é utilizada por especialistas para prevenção da catarata pois tem a capacidade de aliviar  a vista cansada. Atua também no  processo metabólico de proteínas, gordura e carboidratos.

Niacina (Vitamina B3)

Uma das principais contribuições da Niacina ou Vitamina B3 é manter o equilíbrio da circulação sanguínea e uma pele saudável nos seres humanos. Também é utilizada na produção do ácido clorídrico para o estômago, e no processo metabólico de proteínas, lipídeos e carboidratos e no bom funcionamento do sistema nervoso dos indivíduos, sendo usada também como auxiliar no tratamento de algumas enfermidades mentais como por  exemplo a esquizofrenia.

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

A importância do ácido pantotênico ou  vitamina B5 está no seu envolvimento na produção de anticorpos no corpo humano, além de auxiliar na síntese dos hormônios suprarrenais, e de participar também da transformação de carboidratos, proteínas e lipídeos em fonte energética.

Piridoxina (Vitamina B6)

O principal benefício que a Piridoxina ou Vitamina B6 traz para o organismo humano é auxiliar no problema de retenção hídrica. Atua também contribuindo para a saúde mental do indivíduo.

Cobalamina (Vitamina B12)

A Vitamina B12 ou Cobalamina atua na prevenção da anemia, no metabolismo de lipídeos e carboidratos, auxiliando na absorção de alimentos pelo organismo humano facilitando o processo da digestão. Além disso atua na prevenção de problemas no sistema nervoso, além de favorecer o desenvolvimento normal dos indivíduos.

Biotina (Vitamina H, Vitamina B7 ou Vitamina B8)

De acordo com estudiosos para que  a pessoa tenha cabelo e pele  saudáveis é necessário uma  quantidade adequada de biotina nos eu organismo. Essa vitamina é inclusive usada no tratamento de queda de cabelos em indivíduos do sexo masculino. Outras funções importantes da biotina são: Auxilia na síntese de ácidos graxos, no crescimento celular e metabolismo de proteínas , lipídeos e carboidratos.

Ácido Fólico (Vitamina B9)

O Ácido Fólico é uma substância  essencial para a formação das hemácias ou glóbulos vermelhos e a para a produção de energia para o corpo humano. É constituído basicamente por PABA  que é um antioxidante que protege a pele contra queimaduras solares além de atuar como uma coenzima envolvida na ruptura e utilização das proteínas, além de participar da síntese de hemác

Consequências da Carência do Complexo B

A falta de vitaminas do complexo B no organismo humano de forma isolada não apresenta  manifestações clinicas aparentes. No entanto os profissionais especialistas em nutrição e nutrologia recomendam seu consumo diário através da alimentação das pessoas para prevenir problemas nas funções orgânicas  do corpo  humano.

Cuidados com  a Ingestão Excessiva do Complexo B

Os especialistas alertam que em caso de ingestão excessiva da vitamina do complexo B um profissional da área médica deve ser consultado. Vale lembrar que as pessoas só devem ingerir complexos vitamínicos sob orientação de um especialista  evitando sempre a automedicação.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Alimentos Ricos em Carboidratos

Iodo

Enxofre