Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cenoura – importante fonte de vitamina A

É do entendimento de todos que verduras, frutas e legumes são alimentos ricos em muitas das vitaminas que necessitamos em nosso dia-a-dia. Mas quais são os alimentos ricos em vitamina A, por exemplo, caso uma pessoa esteja com deficiência dessa vitamina e necessite reforçar sua ingestão?

A cenoura é uma importante fonte de vitamina A. Dentre outros alimentos de origem vegetal, podemos destacar aqueles que assim como a cenoura são de cor amarela-alaranjada, como abóbora e mamão, que atuam bastante em nosso sistema nervoso, melhoram nossa memória e vitalidade bem como contribuem para a cicatrização e manutenção da pele. Outros vegetais como brócolis e espinafre também são ricos em vitamina A.

Quanto aos alimentos de origem animal, por ser esta uma vitamina lipossolúvel, temos uma lista bastante vasta, como o fígado, manteiga, gema de ovo, leite e seus derivados, sardinha, etc.

Muitas pesquisas já foram feitas (e outras estão sendo desenvolvidas) a fim de avaliar como o consumo de hortaliças pode contribuir ou até mesmo suplementar o consumo de outros alimentos, podendo assim reduzir o consumo de gordura animal e introduzir o consumo da gordura vegetal, que geralmente é mais saudável. Sendo assim, uma boa combinação de alimentos ricos em vitamina A, priorizando aqueles de origem vegetal, pode ser de suma importância para garantir a melhor manutenção possível para o nosso organismo.

Cenoura

A cenoura é uma planta tuberosa que se caracteriza por apresentar uma elevada quantidade de reservas nutritivas. A cenoura pertence a um grupo de plantas na qual suas raízes são subterrâneas, no entanto apresenta suas ramificações e caule fora do solo.

Cenoura e seus nutrientes

A cenoura que se caracteriza pela sua cor alaranjada é conhecida por ser fonte de vitamina A, no entanto ela também é fonte de outras importantes vitaminas como as do complexo B, C e E.

Quanto aos minerais presentes na cenoura, pode-se destacar ferro, magnésio, potássio e cálcio, além disso pode-se considerar esse alimento uma excelente fonte de fibras.

A cenoura é considerada um alimento de baixas calorias, onde 100 g contêm apenas 45 kcal.

Cenoura

Cenoura e seus benefícios

  • Combate a constipação intestinal devido à quantidade de fibras presente;
  • Apresenta substâncias que atuam como vermífugo;
  • A elevada quantidade de vitamina A previne a cegueira noturna e melhora a pele do indivíduo;
  • Atua também como diurético favorecendo a eliminação de toxinas;
  • Previne a formação de úlceras no estômago;
  • Pode ser considerado um estimulante do apetite, principalmente em crianças com falta de apetite;
  • É considerado um bom cicatrizante;
  • As fibras presentes na cenoura auxiliam no controle da absorção do açúcar bem como no controle do colesterol;
  • Previne o envelhecimento precoce e combate diversas doenças entre elas o câncer.

A cenoura é um alimento que pode ser consumido cozido como também cru. Orienta-se que não se retire a casca da mesma, mas que apenas ela seja lavada e raspada já que a maioria dos seus nutrientes estão na casca.

O suco da cenoura é considerado um excelente diurético, sendo assim auxilia na eliminação de toxinas no organismo, melhorando o funcionamento dos rins.

A cenoura pode ser utilizada na preparação de suco, bolos, saladas, purês, refogados, no arroz, em suflês e em diversos tipos de preparações que podem trazer esse alimento como ingrediente.

Esse alimento atua de forma importante no organismo no combate a constipação intestinal, quando consumida com regularidade a cenoura apresenta efeito laxante devido sua elevada quantidade de fibras que favorece um melhor funcionamento intestinal dentre outros benefícios.

A safra da cenoura vai de julho a janeiro, no entanto pode-se encontrar a cenoura com relativa facilidade no Brasil durante todo o ano. É importante conservar a cenoura em geladeira e dentro de uma bolsa plástica para que ela possa apresentar uma maior vida útil.