Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Carnes e proteínas

A proteína é um dos nutrientes essenciais em uma dieta. Assim como os outros macronutrientes, elas devem ser ingeridas de forma moderada pois o seu excesso pode ser prejudicial. Sabe-se que as carnes são uma das melhores fontes de proteínas disponíveis em nossa alimentação. Neste artigo, iremos discutir algumas diferenças entre as carnes no que diz respeito ao conteúdo de proteínas.

Carnes e proteínas

Qual é a principal diferença entre frango, porco e vaca? Esses três tipos de carnes são muito consumidos no Brasil, no entanto a carne de proco ainda é vista com certa resistência por parte de alguns consumidores, isso ocorre pois muitas vezes ela é considerada uma carne “suja”. No entanto trata-se de uma ideia equivocada e a carne de porco não deve deixar de ser consumida por esse motivo.

A carne de frango, porco e vaca apresentam boas concentrações de proteína, ferro, zinco, potássio, vitamina B12 e outras vitaminas do complexo B, as concentrações de vitaminas e minerais variam de acordo com o tipo de carne, por exemplo a carne vermelha apresenta uma maior concentração de ferro e vitaminas B12, já os cortes de frango apresenta um menor teor de calorias enquanto que a carne de porco não é prejudicial a saúde e pode ser consumida normalmente. Quanto as concentrações de proteínas das carnes, pode-se observar que a variação do conteúdo proteico é mínima, portanto todos esses tipos de carnes são boas fontes de proteínas.

Muito se fala da importância das carnes em uma dieta, pela variedade de vitaminas e minerais que elas oferecem. Porém como já foi dito no início do artigo é necessário moderar a ingestão de carnes, pois este alimento em excesso causa um acúmulo excessivo de gordura saturada, que é um tipo de gordura responsável pelo entupimento de veias e artérias, além disso a gordura saturada também causa o aumento do colesterol ruim no organismo. O recomendável é que as carnes (frango,vermelha e porco) sejam consumidas em pequenas porções e intercaladas com peixes.

As proteínas não são estocadas no organismo, como os carboidratos e as gorduras. Portanto, toda a proteína deve ser utilizada nas funções desempenhadas por elas no organismo e o seu excesso, a longo prazo, pode causar diversos problemas de saúde como pedras nos rins, aumento de peso corporal, problemas no fígado entre outros.

Involuntariamente estamos sempre combinando carboidrato com proteína, por exemplo ao consumirmos um prato de arroz com legumes acrescentamos um tipo de carne, mas por que isso é importante? A variedade alimentar é importante para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo. Incluir diferentes grupos alimentares nas refeições que realizamos ao longo do dia, auxilia a evitar possíveis deficiências nutricionais. Somente a variedade alimentar de forma balanceada, poderá oferecer todos os nutrientes necessários a vida.

Claro que a preferência do indivíduo é fundamental na escolha do tipo de carne ideal ao consumo. No entanto é importante observar se a escolha pessoal não está afetando a saúde do indivíduo, por exemplo muitas pessoas consomem muita carne vermelha porque adoram um churrasco ou uma carne frita. Como já vimos é preciso que saibamos variar o consumo das carnes para que possamos evitar a ingestão excessiva de carne vermelha. O consumo de peixes deve ser incentivado entre a população brasileira. Além desse alimento ser uma excelente fonte de proteína ele ao contrário da carne vermelha, é rico em uma gordura considerada benéfica ao coração e demais órgãos. Portanto não precisa nem lembrar o quão é importante aumentar o consumo de peixes, não é mesmo?

Considerações finais

As proteínas são importantes no despenho de funções específicas no corpo, para que essas funções sejam realizadas, é necessário o consumo diário desse macronutriente, pois o organismo não faz estoque de proteína. As carnes são uma das maiores fontes de proteínas que estão presentes na nossa alimentação habitual, no entanto existem outras fontes que também devem ser utilizadas.