Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Características dos lipídeos

Os lipídeos diferente de outros compostos de origem orgânica, podem ser definidos com um grupo  de substâncias químicas. Os lipídeos podem ser caracterizados pela sua baixa solubilidade em meio aquoso e ao contrário  nos solventes orgânicos é altamente solúvel, fazendo parte de um grupo de elementos que são denominados biomoléculas.

Características dos lipídeos

Os lipídeos podem ser encontrados nos organismo vivos espalhados pelos tecidos, nas células adiposas e nas membranas das células. Em sua grande maioria os lipídeos são derivados ou apresentam sua estrutura formada por ácidos graxos. De  acordo com os especialistas existem alguns elementos que se classificam como lipídeos e que possuem uma atividade orgânica muito intensa, como exemplo alguns tipo de hormônios e algumas vitaminas.

Apesar de ser considerado como uma classe diferente formado por biomoléculas, os lipídeos atuam combinados ou por ligações fracas ou por covalentes para sintetizar moléculas de  água como por exemplo os glicolipídeos cuja composição estrutural é formada de grupos lipídicos e carboidratos, e as lipoproteínas que são formadas de proteínas e lipídeos.

Principais funções biológicas dos lipídeos

Os lipídeos atuam no corpo humano em várias funções biológicas importantes entre algumas: eles fazem parte da estrutura das membranas; participa do armazenamento e transporte de combustível para a realização do metabolismo corporal; auxiliam o isolamento elétrico, mecânico e térmico com a finalidade de proteger as células , tecidos e órgãos ajudando  na forma característica que as pessoas apresentam; originam as chamadas moléculas mensageiras como as glândulas e os hormônios; as moléculas dos lipídeos podem ser utilizadas como um outro combustível que não a glicose, pois são compostos bioquímicos  que produzem a energia em virtude do processo de oxidação que ocorre nos ácidos graxos; atuam no armazenamento de energia nas sementes oleaginosas e nos animais, além de ser a principal maneira que o organismo utiliza para armazenar os triglicerídeos.

Segundo especialistas devido a função de reserva, as gorduras se acumulam no tecido adiposo, para  prover situações em que  o individuo se alimenta  de maneira insuficiente. Essa gordura reservada é muito importante para as células, pois como as gorduras não são solúveis em meios aquosos não interferem na pressão osmótica no interior delas além disso, as gorduras  são fontes de energia essencial para o metabolismo do organismo humano.

Principais utilizações dos lipídeos

Segundo especialistas  os lipídeos podem ser utilizados de diversas maneiras , por exemplo: como alimentos estando presentes na manteiga, maionese, margarina  e óleos e em produtos industrializados como resinas, cosméticos, lubrificantes e sabões. Além disso alguns cientistas revelam que os lipídeos podem ser utilizados como combustível alternativo, existindo até  um centro de pesquisa científica brasileiro que  está utilizando  o azeite para essa finalidade.

Ácidos graxos

Os ácidos graxos são descritos pelos pesquisadores como o grupo onde há a maior quantidade de lipídeos nos organismos vivos e esses compostos são originados a partir dos ácidos carboxílicos, e podem ser classificados em ácidos graxos saturados ou insaturados, sendo que essa classificação vai depender da  presença  ou não de ligações duplas do elemento carbono.

Os ácidos graxos insaturados são os que possuem as ligações carbono-carbono e através da hidrogenação ou redução catalítica são convertidos em ácidos graxos  saturados. Os especialistas informam que a presença nas cadeias do ácido carboxílico da insaturação  torna mais difícil a interação entre as moléculas, o que promove sua apresentação no estado líquido na temperatura ambiente.

Já no caso da saturação eles se  apresentam em estado sólido devido a maior facilidade de interação intermolecular. Vale enfatizar que as dietas que excluem os lipídeos de seu cardápio são vistas com certo receio por alguns especialistas, em virtude dos vários benefícios que a ingestão de alimentos ricos em lipídeos pode trazer ao corpo humano.

Além disso, alguns vitaminas classificadas como lipossolúveis necessitam dos lipídeos para serem transportadas e consequentemente absorvidas pelo organismo.

 

If you liked that, check these...

Zinco

Lipídeos

Vitamina E