Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios do iodo

O iodo é um mineral essencial na manutenção da saúde humana. Ele atua na formação dos hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina) estes são responsáveis por agilizar várias reações celulares no organismo humano, exercendo atividade dessa forma em vários órgãos como coração, rins e fígado e em suas funções orgânicas. Esses hormônios são responsáveis também pelo crescimento físico e desenvolvimento mental.

O iodo atua também nos mecanismos de reprodução, no bom desenvolvimento neurológico e no funcionamento de várias enzimas.

Nas mulheres grávidas a ausência do iodo pode provocar aborto espontâneo além de contribuir para o nascimento do bebê abaixo do peso. Ainda durante o período da gestação esse mineral auxilia na boa formação do cérebro do feto e evita o cretinismo que é uma deficiência mental.

Na infância  o iodo contribui para evitar a mortalidade infantil e melhora o desenvolvimento da criança.

A deficiência do iodo que pode ser provocada pela utilização do sal não iodado na alimentação ou por alguma patologia que atrapalhe a absorção do mesmo, pode conferir ao indivíduo o hipotireoidismo, o crescimento da glândula tireóide e o cansaço. Raros são os casos de excesso de iodo, devido a sua boa excreção.

Fontes de iodo

O sal de cozinha iodado é a principal fonte de iodo da nossa alimentação, alguns alimentos também são ricos nesse mineral:

  • Frutos do mar – camarões e ostras
  • Ovo cozido
  • Algas
  • Bacalhau
  • Atum
  • Aipo e agrião