BenefÃcios da vitamina B5
Olá mais uma vez, caros leitores! Hoje recebemos um e-mail de um de  nossos leitores, onde o mesmo comentava que tinha algumas dúvidas sobre os benefÃcios da vitamina B5. Como nós do “Nutrição em Foco” já falamos sobre o tema no seguinte artigo vitamina B5.
Vamos hoje dar uma revisada básica sobre os benefÃcios e os alimentos que são fonte de vitamina B5. Para começar vamos saber o que é vitamina B5. É também conhecida como ácido pantotênico é um dos responsáveis por retirar dos alimentos que contém lipÃdios, proteÃnas e carboidratos, a energia suficiente para nosso organismo usar no dia-a-dia.
É conhecida principalmente como a vitamina do estresse, onde o estresse é uma doença difÃcil de ser detectada por afetar maioria dos órgãos que lidam com os estressores fÃsicos e emocionais.
A vitamina B5 também é conhecida como “vitamina do estresse” e sua deficiência é difÃcil de se reconhecer, pois, aparentemente, afeta a capacidade de todos os órgãos de lidar com os estressores emocionais e fÃsicos.
Auxilia na produção de hormônios da glândula supra-renal e glóbulos vermelhos. Um dos principais benefÃcios da vitamina B5 é no combate a doenças como a colesterol, triglicerÃdeos e doenças reumatológicas.
Por ser um dos auxiliadores na produção de hormônios que são gerados na glândula supra-renal é facilmente encontrado nas fórmulas combatentes ao estresse. A falta de ingestão de alimentos que contém a vitamina B5 acarreta em cãibras, dores abdominais, insônia, queda de cabelo excessiva, baixa produção de anticorpos e fadiga.
A vitamina B5 é praticamente encontrada em todo os alimentos sejam eles de origem vegetal ou animal. Um dos principais alimentos ricos em vitamina B5 é a fruta maracujá. Existem outros alimentos como, brócolis, batata doce, gema de ovo, carne bovina e de frango, lentilha, entre muitos outros.