Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são macronutrientes que desempenham diversas funções importantes em nosso organismo e que portanto deve estar sempre presente em nossa alimentação. Vale ressaltar que uma alimentação saudável deve contemplar todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, no entanto neste artigo vamos destacar a importância das proteínas bem como quais são os alimentos ricos em proteínas.

As proteínas são essenciais para formação de novos aminoácidos, tecidos, contração muscular, funcionamento adequado dos órgãos e do metabolismo corporal. Existem diversas fontes de proteínas disponíveis nos produtos alimentícios, apesar de serem importantes assim como todos os outros tipos de nutrientes, as proteínas devem ser ingeridas dentro da recomendação disponibilizada de acordo com a faixa etária do indivíduo, que é cerca de duas gramas de proteínas para cada quilo corporal, além disso indivíduos que praticam atividade física intensa devem ingerir uma maior quantidade desse nutriente, para evitar a perda de massa magra.

Muitas pessoas acreditam que se não ingerirem carnes não obterão a quantidade de proteína suficiente para o organismo. Na verdade, existem outras fontes de proteínas disponíveis em outros alimentos, em contrapartida quando o indivíduo consome carnes, além de ele está ingerindo proteínas, ele também obtém outros nutrientes essenciais como o ferro de alta biodisponibilidade.

Alimentos ricos em proteínas

Como citamos acima, as carnes são ótimas fontes de proteínas. Os peixes, frangos e carnes vermelhas apresentam os valores das quantidades de proteína aproximados; a quantidade de proteína ingerida vai depender também da quantidade de carne que a pessoa ingeriu. As proteínas presentes nas carnes são consideradas de alto valor biológico e portanto são utilizadas pelo organismo de forma mais eficiente, para os indivíduos que desejam ganhar massa muscular as carnes são boas opções, entretanto não devemos exagerar no consumo das carnes, principalmente as vermelhas.

O leite e os seus derivados são alimentos ricos em proteínas e sua ingestão é recomendada principalmente no café da manhã. O que muitos especialistas chamam a atenção no consumo desses alimentos é o elevado teor de gordura presentes nos mesmos, entretanto o mercado já disponibiliza produtos desnatados que contém a mesma quantidade de proteína, porém livre de gorduras. As proteínas presentes nesses alimentos também auxiliam na construção muscular.

O ovo é um alimento rico em proteínas de um altíssimo valor biológico, superando até mesmo o da carne. O consumo dos ovos cozidos é  mais recomendado, pois essa preparação mão utiliza gordura, outro ponto interessante que pode ser destacado no consumo do ovo é que a clara contém albumina que é uma proteína responsável por garantir esse aumento no valor biológico desse alimento. A albumina contém aminoácidos considerados essenciais nas quantidades que o corpo necessita, ela também é fundamental na regeneração e crescimento dos músculos. Assim como as carnes, os ovos também devem ser consumidos com moderação.

O arroz com feijão é uma combinação perfeita de alimentos que fornecem ao indivíduo todos os aminoácidos essenciais necessários ao organismo, eles são alimentos que se completam, portanto os aminoácidos ausentes em um, estão presentes no outro. Apesar de ser a base da dieta do brasileiro, infelizmente com o aumento das refeições fora de casa, o consumo de arroz com feijão vem diminuindo e dando lugar ao consumo de alimentos menos saudáveis; a consequência direta dessa mudança de atitude é o aumento da obesidade. O arroz e feijão em conjunto fornece uma proteína valiosa, que garante muitos benefícios ao indivíduo.

Considerações finais

As proteínas são nutrientes que não podem ser estocados pelo organismo, dessa forma o consumo diário de alimentos ricos em proteínas é fundamental. Na ausência de desnutrição ou algum outro problema de saúde, raramente encontramos deficiências proteicas em indivíduos, isso ocorre porque o consumo de alimentos ricos em proteínas é sempre incentivado, principalmente em dietas de emagrecimento. Isso se deve ao fato de que as proteínas são alimentos com alto poder de saciedade, além de apresentarem o maior ETA que é o efeito térmico dos alimentos, ou seja, o organismo gasta uma maior quantidade de calorias para digerir e absorver as proteínas do que outros alimentos.

Entretanto, assim como todos os outros nutrientes, a proteína em excesso não é recomendada. Os alimentos ricos em proteínas devem ser ingeridos dentro de uma dieta saudável juntamente com alimentos fontes de outros nutrientes. Os suplementos proteicos tão utilizados por atletas, devem ser prescritos por um profissional da área de saúde, pois o excesso de proteínas favorece a sobrecarga renal entre outros problemas de saúde.

If you liked that, check these...

Ômega 3

Vitamina D

Fósforo