Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos Ricos em Ferro

Os alimentos ricos em ferro sejam de procedência animal ou de origem vegetal são muito importantes para a manutenção da saúde dos seres humanos. Segundo profissionais especializados na área de saúde, a baixa ingestão  de ferro pode trazer grandes prejuízos resultando em um quadro clínico de anemia. Por isso fazer uma dieta que inclua esse nutriente de origem mineral é fundamental, pois ele atua principalmente na síntese dos glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio.

Absorção de ferro pelo organismo humano

Segundo especialistas o ferro pode ser de origem vegetal ou de origem animal e sua ingestão pelos seres humanos é de vital importância para o tratamento de quadros clínicos de anemia. A absorção do ferro de origem vegetal é potencializada quando a vitamina C está presente, por isso os profissionais da área recomendam a ingestão dos alimentos ricos em ferro que procedem de vegetais em conjunto com alimentos ricos na vitamina C.

No entanto as refeições como os alimentos de procedência animal que são fontes de ferro  como por exemplo miúdos e carne vermelha devem ser feitos sem a presença de outros alimentos muito ricos em cálcio pois eles podem reduzir a absorção do ferro pelo organismo. Um exemplo prático é quando o prato principal de uma refeição for carne assada a sobremesas não deve ser de origem láctea. A ausência de vitaminas A e B12 no corpo pode também dificultar a absorção do ferro e provocar uma quadro de anemia.

Alimentos Ricos em Ferro

De acordo com os profissionais especializados na área de nutrição os principais alimentos ricos em ferro são os seguintes:

Alimentos de Origem Animal:Fígado bovino, costelas de porco, cordeiro, vitela, galinha, peixes, mariscos, carne magra, rim, coração, entre outros.

Alimentos de Origem Vegetal: Frutas secas, melaço, feijão, pão integral, pão de trigo, cereais, couve, agrião, favas, taioba, cheiro-verde, lentilha, ervilha, grão-de-bico, castanhas, nozes, grãos integrais, açúcar mascavo, rapadura, cana-de-açúcar entre outros.

Vale ressaltar que em casos onde a pessoa necessite de uma alimentação rica em alimentos com ferro para a manutenção de sua saúde é aconselhável procurar um especialista na área de nutrição ou nutrologia para que seja prescrita uma dieta adequada para o problema.

Causas da anemia

Os profissionais da área de saúde esclarecem que o quadro clínico de anemia pode ser  desencadeado por vários fatores entre eles:

  • Uma nutrição deficiente em nutrientes como o ferro, ácido fólico e vitamina B12 por exemplo que são  necessários para a síntese de hemoglobina e das hemácias
  • Algum tipo de anormalidade  de origem genética
  • Sangramento muito intenso seja pela presença de hemorragias
  • Presença de verminoses ou  intenso fluxo menstrual

Normalmente nas fases da infância e adolescência os indivíduos em razão de seu desenvolvimento físico  ou no período de aleitamento e gestação necessitam de mais nutrientes e a ausência do ferro pode causar a anemia. Segundo os especialistas cerca de 90% dos casos de anemia decorrem da falta de alimentos ricos em ferro, daí  a importância das pessoas consumirem sempre esse importante nutriente. A melhor forma de evitar a anemia é sem dúvida alguma fazer uma dieta balanceada com alimentos variados e ricos em nutrientes principalmente o ferro, já que sua ingestão é essencial para a manutenção de um organismo saudável.

Ferro e Principais Sintomas da Anemia

Os profissionais especialistas informam que  alguns sintomas apresentados pelos indivíduos podem ser indícios de que eles estão com anemia, entre alguns:

  • Sensação de cansaço e fraqueza
  • Baixo desempenho nas atividades diárias
  • Dificuldade de concentração
  • Falta de ar
  • Tontura ou vertigem
  • Falta de apetite
  • Olhos ou lábios com  a parte interna com palidez

A anemia se caracteriza por um déficit no número ou no tamanho dos glóbulos vermelhos ou hemácias que são as células do sangue ou pela quantidade insuficiente de um pigmento conhecido como hemoglobina presente nessas células , resultando em uma limitação das trocas dos gases carbônico e oxigênio entre as outras células do corpo humano e as células sanguíneas que são importantes para a manutenção da saúde.

Os especialistas informam que os alimentos ricos em ferro de procedência animal, como as carnes  e fígados são as melhores fontes pois possuem um ferro que é melhor absorvido pelo organismo.

Por Salete Dias