Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos Ricos em Carboidratos

Segundo especialistas os alimentos ricos em carboidratos são muito importantes para o organismo dos seres humanos pois são responsáveis pelo fornecimento energético necessário à realização de várias atividades do metabolismo. Apesar de causarem aumento de peso corporal se forem consumidos em excesso pelas pessoas, os carboidratos  não devem ser eliminados da dieta dos indivíduos que podem consumí-los com moderação para usufruir da energia que eles fornecem as células do corpo para que elas possam realizar com êxito suas funções metabólicas.

Considerações gerais sobre os carboidratos

Os profissionais da área de nutrição informam que os carboidratos são muito importantes para o organismo humano pelo seu fornecimento de energia. Normalmente cerca de sessenta calorias consumidas em uma refeição provem desse nutrientes. Os carboidratos podem ser classificados em três grupos principais: os monossacarídeos, os dissacarídeos, que são chamados de carboidratos simples  e os polissacarídeos que são os carboidratos complexos.

Geralmente os açúcares presente em alimentos doces, o arroz branco e as massas entre outros  são considerados carboidratos simples. Os carboidratos complexos que são compostos por fibras solúveis em água e fibras insolúveis e são encontrados nos cereais, amidos ,batatas doces, arroz integral, milhos entre outros. A principal função dos carboidratos no organismo humano é fornecer energia para que as células possam realizar com êxito suas funções metabólicas. Além disso, os carboidratos formam  componentes de estruturas orgânicas que são de extrema importância para o corpo dos seres humanos.  Por isso os carboidratos devem fazer parte da dieta das pessoas para garantir saúde e uma boa qualidade de vida.

Carboidratos e os Alimentos

Segundo especialistas  mesmo estando associados  ao aumento de peso corporal os carboidratos  devem ser consumidos pois sua ausência no organismo humano pode resultar em problemas como sensação de cansaço mental e físico, irritação, dor de cabeça e em alguns casos até episódios de desmaios. Pela sua fácil  absorção pelo corpo eles podem se consumidos em excesso promover aumento de peso. A grande maioria dos alimentos que são fontes de carboidratos simples são muito saborosos como por exemplo os doces, sorvetes, biscoitos, bolos e algumas frutas e isso faz com que eles sejam consumidos em grandes quantidades.

Já quando se fala nos alimentos ricos em carboidratos complexos, uma vez que são absorvidos mais lentamente, podem provocar no indivíduo uma sensação de saciedade e portanto são mais difíceis de promover o aumento de peso, como por exemplo pães, massas, aveia, granola, feijão, arroz integral,cereais, milho, inhame, mandioca entre outros. Os especialistas recomendam para aqueles que desejam perder peso aproveitar a propriedades dos carboidratos complexos de causar saciedade pois depois de uma alimentação, o indivíduo vai demorar um pouco mais até sentir fome novamente facilitando o seu processo de emagrecimento.

Alimentos ricos em carboidratos e saúde

Os especialistas informam que  para identificar o nível de açúcar na corrente sanguínea é utilizado o nível glicêmico que consiste nas taxas apresentadas por esses componentes sanguíneos. As pessoas que costumam consumir alimentos ricos em carboidratos simples, apresentam um aumento muito rápido dos níveis de glicemia. Nesse caso há um risco para os indivíduos portadores de enfermidades crônicas como por exemplo o diabetes do tipo Mellitus.

Em virtude desse fato os nutricionistas orientam as pessoas de um modo geral que prefiram, os alimentos ricos em carboidratos complexos e consumam os que são ricos nos carboidratos simples de forma moderada para que não ocorra aumento de peso e problemas de saúde. Vale ressaltar no entanto que os especialistas não aconselham a restrição total dos alimentos ricos em carboidratos das principais refeições, pois eles são nutrientes importantes e devem ser ingeridos todos os dias nas  quantidades recomendadas. Desta forma, as pessoas devem sempre procurar um especialista na área  de nutrição ou nutrologia para saber quais os alimentos recomendados para perda de peso corporal.

Muitos indivíduos costumam excluir um ou outro grupo de nutrientes de suas refeições causando prejuízos a saúde. Principalmente no caso dos alimentos ricos em carboidratos que são nutrientes de extrema importância para  o fornecimento de energia necessária às celulas do corpo humano para que  consigam realizar todas as suas funções metabólicas de maneira apropriada. Muito mais do que pensar em emagrecer rapidamente com a exclusão de alimentos, as pessoas devem pensar sempre em manter uma boa qualidade de vida.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Zinco

Alimentos ricos em proteínas

Vitamina B12