Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação Balanceada

Não tem jeito. Qualquer artigo ou livro que fale sobre obesidade e perda de peso corporal sempre está escrito várias vezes que as pessoas devem fazer uma alimentação balanceada. Mas será que todos sabem o que significa  realmente se alimentar dessa maneira?

Definição de Alimentação Balanceada

De acordo com especialistas na área de nutrição e nutrologia, um alimentação balanceada  ou equilibrada é aquela que fornece ao organismo humano os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento, como exemplo os minerais, as vitaminas, as fibras, as proteínas, as gorduras e carboidratos. Desse modo um alimentação balanceada é aquela em que não existe ausência de nenhum desses grupos de nutrientes e ainda mantém o peso corporal do indivíduo estável.

A alimentação balanceada é de extrema importância para os seres humanos  pois consegue prevenir várias enfermidades decorrentes de uma alimentação incorreta como por  exemplo aumento de triglicérides ou colesterol, auxiliando na manutenção da saúde e bem-estar dos indivíduos.

A alimentação equilibrada deve  conter vários tipos de alimentos como as verduras, as carnes, legumes, frutas e laticínios, entre outros. Esses alimentos são divididos em grupos alimentares específicos que veremos a seguir:

Grupos das Frutas: Uma das principais funções desse grupo alimentar é fornecer ao organismo humano os nutrientes de extrema importância  que são necessários para a manutenção de sua saúde como os minerais e as vitaminas. De acordo com especialistas, o consumo diário das frutas pode reduzir o perigo do corpo humano desenvolver enfermidades crônicas.

Grupo dos Cereais: Os especialistas informam que fazem parte desse grupo alimentar, os alimentos que são ricos em carboidratos como por exemplo o macarrão, a mandioca, os pães, o arroz, a batata, as massas em geral, os biscoitos e as farinhas. Esse grupo constitui a principal fonte energética que o corpo humano necessita, por isso nas refeições diárias é recomendado que ao menos um desses alimentos citados estejam presentes.

Grupo das Hortaliças: Esse grupo alimentar é composto de alimentos como tomate, abobrinha, alface, brócolis, espinafre, beterraba , agrião , entre outros. A principal  função desse grupo de alimentos é o mesmo que a das frutas, ou seja fornecer ao corpo humano as vitaminas e os minerais que são essenciais para a manutenção de um organismo saudável, e assim como as frutas devem ser consumidos todos os dias.

Grupo das Carnes: Nesse grupo alimentar estão incluídos além das carnes de boi, as de peixe e frango e os ovos também. Esses alimentos são importantes pois fornecem além de ferro e vitaminas B12, as proteínas necessárias ao bom funcionamento do corpo humano. Segundo os especialistas para os que não são vegetarianos é aconselhável ingerir pelo menos um alimento desse grupo porém eles devem estar bem cozidos, grelhados ou assados.

Grupo dos Derivados do Leite: Pertencem a esse grupo como o próprio nome sugere o leite e todos os seus derivados como por exemplo os iogurtes, o requeijão e os variados tipo de queijos. Os especialistas recomendam o consumo todos os dias desses alimentos pois eles são de extrema importância para que os indivíduos  possam ingerir proteínas, além de conseguir obter cálcio que é essencial para a saúde do organismo. Vale ressaltar que para não haver aumento de peso corporal é melhor as pessoas optarem  por aqueles que possuem menos gorduras como por exemplo os iogurtes e leites desnatados e os queijos tipo branco ou ricota.

Grupo das Leguminosas: Nesse grupo alimentar estão as lentilhas, o feijão, as ervilhas, sojas e grão-de-bico que são importantes pois fornecem ao corpo humano as proteínas originadas dos vegetais, além das vitaminas e minerais com funções antioxidantes e as gorduras insaturadas. É aconselhável o consumo de pelo menos uma porção deles diariamente.

Grupo das Gorduras. Esse grupo alimentar é representado pelas manteiga e  margarina, pelos óleos vegetais, toucinho, entre outros. Os especialistas ressaltam que as gorduras são fontes energéticas e são de extrema importância como via para antioxidantes e vitaminas lipossolúveis. Os profissionais da área de nutrição recomendam que os indivíduos  prefiram consumir as gorduras vegetais ao invés das de origem animal.

Grupo dos Açúcares: Fazem parte desse grupo alimentar as tortas, chocolate, sorvete, mel, balas, doces de uma maneira geral. Os especialistas informam que o açúcar apesar de ser também uma fonte energética como as gorduras, deve ser consumido com moderação pois se for ingerido em excesso pode resultar em aumento do peso corporal e até em enfermidades como o diabetes.

Vale ressaltar que a principal contribuição de uma alimentação balanceada é fornecer ao organismo nutrientes importantes para  a manutenção da saúde dos indivíduos, somente um profissional especialista em nutrição pode prescrever os alimentos adequados para cada pessoa.

Por Salete Dias