Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A vitamina B9

Conhecida como o ácido fólico ou folatosvitamina B9 na realidade faz parte do grupo das chamadas vitaminas do complexo B , sendo muito conhecida pelas mulheres na fase da gestação pois os cientistas descobriram que a vitamina B9 apresenta a propriedade de diminuir o perigo de malformações no canal neural no feto durante a gravidez como o problema de espinha bífida, por exemplo.

Principais fontes de vitamina B9

De acordo com os especialistas em nutrição e nutrologia  a vitamina B9 ou ácido fólico como também é conhecida, pode ser encontrada em uma grande variedade de alimentos, sendo que as maiores fontes de folatos são: os vegetais de folhas verdes, o gérmen de trigo, os feijões, as leveduras, pão de trigo integral e no sumo das laranjas, e para os que gostam de consumir produtos de origem animal, também o fígado e a gema do ovo.

A grande maioria do ácido fólico presente na dieta alimentar  dos seres humanos está na forma de poliglutamato, que é convertido em monoglutamato na parede do intestino grosso dos indivíduos antes de  ser totalmente absorvido pela corrente sanguínea da pessoa. No entanto, vale ressaltar que  somente cerca de 50% do ácido fólico consumido é realmente absorvido pelo corpo.

Os profissionais especialistas informam que normalmente os folatos que são sintetizados pelos agentes microbianos do intestino não tem uma contribuição significativa  para a nutrição da vitamina B9 nos indivíduos, uma vez que essa síntese é geralmente restringida através do cólon ou intestino delgado no corpo humano, ao passo que a absorção acontece geralmente no jejuno que é a parte superior do intestino grosso.

Principais funções da vitamina B9

Dentre as principais  funções da vitamina B9, pode-se destacar: os folatos tem uma importante atuação no metabolismo dos aminoácidos que são as estruturas que constituem as proteínas; o ácido fólico atua também na produção das células do sangue bem como de alguns elementos que constituem o tecido nervoso no organismo humano; estão envolvidos com a síntese dos ácidos nucleicos que são muito importantes pois fazem os transporte da informação genética nas células dos indivíduos.

E ainda os folatos podem atuar como uma coenzima para reações metabólicas importantes para os seres humanos, em sua  forma ativa que é conhecida como ácido tetrahidrofólico.  Dessa forma a vitamina B9 ou ácido fólico é de extrema importância para o desenvolvimento normal e o bom funcionamento da medula óssea e do sistema nervoso no corpo humano.

Consequências da deficiência de vitamina B9

Segundo os especialistas em nutrição o déficit de folatos no organismo humano pode ser resultado de um consumo inadequado de alimentos ricos nessa vitamina, de uma absorção ineficiente pelo corpo ou ainda em virtude de um metabolismo alterado. As principais manifestações clínicas da falta de folatos nos indivíduos são: sensação de cansaço, perda de apetite, diarreia, dores no abdômen e enjoos, em alguns casos podem ocorrer dor provocado por ulceras nas boca, língua e na faringe, além de perda de cabelo e problemas na pele.

Porém  o maior risco é quando o déficit  ocorre durante o período gestacional da mulher pois há o risco de malformações no feto no canal neural ou ainda pode ocasionar partos prematuros. De acordo com os profissionais especializados na área, a falta de vitamina B9 ou folatos também pode contribuir para algumas complicações psiquiátricas, como por exemplo o indivíduo pode apresentar depressão e em alguns casos até  demência.

Por Salete Dias