Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A vitamina B5

A Vitamina B5 ou ácido pantotênico como muitas vezes é conhecida possui uma função de extrema importância que é participar do metabolismo das células no organismo humano. Além disso participa ativamente do processo de liberação energética dos carboidratos presentes no corpo do indivíduo, atua no metabolismo e degradação dos ácidos graxos e na síntese de hormônios esteroides, colesterol, fosfolipídeos entre outras. Por todas essas funções relevantes para o ser humano a vitamina B5 merece atenção especial por parte dos estudiosos.

Principais funções da vitamina B5

De acordo com profissionais especializados na área, a vitamina B5 ou ácido pantotênico tem uma função essencial no metabolismo dos mamíferos pois participa de forma relevante na produção da coenzima A.

Outras funções da Vitamina B5  de grande importância para o corpo humano são: auxilia no processo metabólico de gorduras açúcares e proteínas; ajuda no controle da resposta corporal à sensação de estresse; atua no processo de produção energética dos carboidratos, das proteínas e dos lipídeos; atua para que haja produção de cortisona na glândula suprarrenal e na síntese de esteroide, sendo dessa forma, de vital importância para o indivíduo a presença da vitamina B5 no organismo.

Metabolismo da vitamina B5 no corpo humano

A vitamina B5 ou ácido pantotênico é uma vitamina hidrossolúvel e quando ingerido pelos seres humanos é absorvida totalmente no intestino delgado da pessoa, sendo que aparece também em uma pequena parte do estômago, sendo que sua conversão inicial  na forma livre é feita pela subdivisão das enzimas.

O ácido pantotênico, de acordo com especialistas, não é sintetizado no corpo da pessoa, com um excreção pela urina de sessenta a setenta por cento em média da quantidade total que foi consumida pela pessoa, sendo que o restante  é eliminado do organismo através das fezes. A Vitamina B5 ou ácido pantotênico através da flora intestinal  é sintetizada no intestino grosso no corpo humano.

Uma vez que a vitamina B5 está presente na porção celular do organismo, as demandas diárias dessa vitamina são disponibilizadas pelo teor presente em todos os gêneros alimentícios que são consumidos diariamente pelos indivíduos.

Cardápio à base vitamina B5

Os profissionais especializados em  nutrição informam que a Vitamina B5 ou ácido pantotênico pode ser encontrado em alimentos de origem animal  e de origem vegetal, por isso as pessoas que são vegetarianas devem ter uma dieta balanceada orientada por um nutricionista.

As principais fontes de alimentos ricos em vitamina B5 são: fígado bovino, rim, gema do ovo, leveduras, carne bovina não gordurosa, batata doce, brócolis, leite desnatado, cogumelos cozidos, abacate, milho, cereais e legumes.

Principais sintomas da carência de vitamina B5

As principais manifestações clínicas da falta  de vitamina B5 no seres humanos são:  parestesias com sensação de queimação nos pés, complicações na circulação nos membros inferiores, hiperestesias, além de fraqueza muscular e fadiga corporal, redução da pressão sanguínea, problemas cutâneos e em casos mais graves distúrbios nervosos.

Principais sintomas do excesso de vitamina B5

Segundo profissionais especializados quando a vitamina B5 ou ácido pantotênico é consumida em excesso pelos indivíduos ela é eliminada muito facilmente pela urina, não havendo qualquer tipo de complicações mais graves para os seres humanos, apenas o fato de terem de suprir suas necessidades de vitamina B5 diariamente na dietas alimentares.

A importância de consumir alimentos que sejam ricos em vitamina B5 ou ácido pantotênico está no fato de que essa vitamina é essencial para o funcionamento harmônico do organismo humano.

 

If you liked that, check these...

A vitamina B9

Ômega 3

Alimentação Vegetariana