Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A vitamina B12

A vitamina B12 é conhecida pela capacidade de manutenção dos glóbulos vermelhos e das células do sistema nervoso em um estado saudável, além de auxiliar na produção do DNA (Ácido desoxirribonucleico), sendo portanto uma vitamina de extrema importância para o organismo dos seres  humanos.

Manifestações clínicas do déficit de vitamina B12

De acordo com os especialistas na área de nutrição e nutrologia  a falta da vitamina B12 no organismo humano ocorre quando o corpo dos indivíduos apresenta uma dificuldade de absorção ou quando os indivíduos são adeptos de uma dieta vegetariana ou pobre em alimentos de origem animal. As principais manifestações clínicas dos indivíduos com déficit de vitamina b12 foram descritas como:

Sensação de fraqueza e fadiga, quadro clínico de anemia, perda de peso e de apetite, e em casos mais graves depressão, comprometimento da memória e dificuldade na manutenção do equilíbrio corporal. Vale ressaltar que a consulta a um profissional da área médica é sempre aconselhável, para verificar cuidadosamente se os sintomas descritos são de fato  originados da carência de vitamina B12.

Fontes alimentares de vitamina B12

Devido a sua importância principalmente na manutenção dos glóbulos vermelhos saudáveis para que não resulte em um quadro de anemia,  existem vários alimentos que são ricos em vitamina B12 e que devem ser consumidos. Para aquelas pessoas que gostam de peixes  podem  se alimentar de atum, trutas,bacalhau salmão e também moluscos.

Já as que gostam de cereais existem vários tipos enriquecidos que são fontes da vitamina B12, os que comem carnes podem consumir carne suína, bovina e carne branca (aves) , além de iogurte , abacate e ovos.

Anemia causada pela falta da vitamina B12

A importância da vitamina B12 no quadro clínico de anemia pela carência dessa vitamina deve ser analisado de maneira cuidadosa devido às complicações que causa no organismo humano. O nome científico da vitamina B12 é cianocobalamina e no ano de 1948 os cientistas conseguiram isolá-la e identificá-la pelo fígado.

Para os seres humanos a vitamina B12 é fundamental pois auxilia na produção das células do sangue e também mantém a integridade dos neurônios que são as células do sistema nervoso. Como a vitamina B12 é encontrada em sua maior parte em alimentos de  origem animal, as pessoas que optarem por uma dieta vegetariana restrita  podem desenvolver um quadro de carência dessa vitamina, no caso dos lactovegetarianos o problema fica menor já que eles ingerem derivados de leite, como iogurte e queijos.

A carência por falta de vitamina B12 no corpo humano acontece em decorrência da dificuldade de absorção dessa vitamina, em virtude da gastrite atrófica, que é considerada uma enfermidade auto-imune e que é rara em pessoas com menos de quarenta anos, porém é comum em indivíduos mais idosos.

O déficit de vitamina B12 resulta em alterações no sistema nervoso e em uma quadro de anemia que recebe o nome de anemia perniciosa por se caracterizar  por uma progressão que leva o paciente a óbito, se não houver tratamento adequado.

Considerações gerais

Para que haja uma manutenção adequada da produção das células sanguíneas do corpo humano é fundamental que haja a interação da vitamina B12 com o ácido fólico, que é uma vitamina do Complexo B, cuja carência provoca um quadro conhecido como anemia macrocítica com sintomas bem semelhantes a anemia causada pela ausência de vitamina B12, exceto as enfermidades do sistema nervoso.

Os sintomas em comum são a perda de apetite e o rápido emagrecimento. Vale enfatizar que a anemia é uma doença que pode trazer sérias consequências ao organismo humano se não for tratada de maneira adequada. Por isso a consulta a um especialistas em medicina é sempre aconselhável.

If you liked that, check these...

Fósforo

Alimentação Vegetariana

Vitamina K