Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A vitamina B1

A vitamina B1 cujo nome químico é Tiamina é uma vitamina muito importante para o organismo dos seres humanos em geral. Conhecida antigamente como Vitamina F, ela é um nutriente que atua diretamente no coração, nos músculos do corpo  e no sistema nervoso das pessoas, contribuindo para o bom funcionamento dessas estruturas.

Importância da vitamina B1 para o organismo humano

De acordo com os profissionais especializados  na área de nutrição e saúde, a vitamina B1 apresenta uma série de benefícios para o organismo do ser humano sendo que um dos principais é sua importância para o sistema nervoso dos indivíduos contribuindo para uma boa saúde mental. Além disso é responsável pelo funcionamento harmônico dos músculos  e do órgão vital do corpo humano que é o coração.

No metabolismo da glicose a vitamina B1 atua auxiliando as células nessa função, no processo digestivo atua na produção do ácido clorídrico que é de vital importância  para que os alimentos sejam digeridos corretamente. Outra função da vitamina B1 é sua atuação no processo de produção de energia pela conversão dos hidratos de carbono. Outras funções menos conhecidas e não menos importantes da vitamina B1 são: auxiliar o organismo na produção das hemácias, proteger o corpo dos indivíduos atuando como oxidantes.

Carência da vitamina B1

Sendo de extrema importância para o bom funcionamento do sistema nervoso nos indivíduos, o déficit de Vitamina B1 pode causar graves complicações ao organismo, como por exemplo uma enfermidade conhecida como encefalopatia de Wernicke que se caracteriza por três sintomas típicos que são a confusão mental que acomete a pessoa com carência dessa vitamina, oftalmoplegia e ataxia.

Outra doença causada pelo déficit de vitamina B1 é a síndrome de Korsakoff que é uma enfermidade que se caracteriza por uma desorientação mental, amnésia e apatia entre outros sintomas. Outra complicação grave que o déficit da vitamina B1 provocar é uma doença chamada beribéri que se caracteriza por transtornos emocionais, perda de apetite e de peso corporal, dor e fraqueza nos membros, episódios de batimentos irregulares no coração, e em casos mais graves pode ocasionar distúrbios mentais nos indivíduos.

Principais sintomas do déficit da vitamina B1

Segundo especialistas os principais sintomas demonstrados pelas pessoas com carência de vitamina B1 são: dor no peito e no abdômen, dificuldade de concentração, irritação, estados depressivos, falta de sono, falta de apetite com  consequente perda de peso, sensação de queimação nos membros, fadiga e em casos mais graves perda de memória.

Os profissionais especializados alertam que a carência de vitamina B1 afeta principalmente os indivíduos desnutridos ou dependentes de bebidas alcoólicas, as pessoas que vomitam com frequência, no caso  de mulheres no início da gestação e os que foram submetidos à cirurgia de redução de estômago, conhecida como gastroplastia. Algumas substâncias podem prejudicar a absorção pelo organismo humano da vitamina B1 como por exemplo tabaco, antiácidos, cafeína e álcool.

Alimentos ricos em vitamina B1

De acordo com os especialistas a vitamina B1 presente nos alimentos deve ser consumida todos os dias pelas pessoas para manterem o funcionamento harmônico dos seus organismos.

Para os que gostam de alimentos integrais podem encontrar a vitamina B1 em  macarrão, cereais e pães integrais, os que consomem carnes podem encontrá-la nesses alimentos e os que gostam de alimentos mais naturais podem encontrá-la nas ervilhas, feijões, linhaça, legumes, verduras com sabor amargo, laranja , amendoim, entre outros outros.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Potássio

Carboidratos

A vitamina K