Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância da hidratação na prática de esportes

Para que nosso corpo apresente e obtenha um bom resultado ao praticar esportes, é importante que ele esteja em perfeito condicionamento de energia e de hidratação. Isso pode ser adquirido através de uma alimentação equilibrada e saudável.

E para ter um desenvolvimento e funcionamento físico do corpo no momento da prática do esporte, é interessante que o organismo esteja preparado e confortável, para isso ele já deve estar preparado e com bom condicionamento de resistência física.

Mas e qual a real importância da hidratação na prática de esportes? A importância da hidratação é a reposição de água que foi perdida durante a atividade física, para estabilização da temperatura do organismo e bom desempenho cardiovascular.

A melhor forma de hidratação é a reposição de água antes, durante e ao término do exercício físico, mas este processo de reposição deve ser feito de maneira controlada, evitando grandes quantidades e em um intervalo de 10 a 15 minutos.

Como o nosso corpo tem vários sistemas de alerta e em caso de um aumento elevado de temperatura corporal, causando a possibilidade do organismo ter dificuldades de perder essa elevação de temperatura. Os sinais de alerta são fáceis de serem identificados como, a sede, tontura, exaustão, alteração da frequência cardio-respiratória e da visão, entre outros sinais.

Mas porque devo manter-me hidratado antes, durante e após a prática de esportes? Porque ajuda a evitar o aumento da sudorese, com isso a temperatura interna pode ser controlada, evitando altos graus de elevação da temperatura, ou seja, a hipertermia ou quando o esportista chega a temperatura corporal superior a 41°C.

Além disso, a hidratação evita o cansaço excessivo ou a fadiga, fazendo com que o atleta mantenha a sua performance em equilíbrio e constância, principalmente nos casos dos esportes que exigem resistência como, o atletismo, por exemplo.

E ainda permite que não exista sobre carga do sistema cardíaco, mantendo níveis de frequência cardíaca em normalidade. Se prático esporte e não me hidrato de maneira correta, o que acontece?

Se você mantém uma má hidratação, pode ocorrer a hipo hidratação  que é a perda em excesso de sais minerais ou eletrólitos, através do suor. E caso o exercício esteja sendo executado em baixo de sol forte e alta temperatura de calor, o problema pode agravar mais ainda.

Pois os sintomas podem aparecer com maior intensidade, sintomas esses já citados, como, tontura, distúrbios da visão, entre outros. E ainda provoca o aumento dos níveis da sudorese. Para melhor hidratação vários especialistas recomendam aos esportistas que ingiram bebida isotônicas durante suas atividades físicas.

A fim de repor todas as propriedades perdidas durante a transpiração e ajudar a diminuir a fadiga pois eles servem como energético para o organismo. Propriedades essas como, glicose e sais minerais.

É bom ressaltar que o atleta deve adaptar-se ao processo de hidratação durante os seu treinos físicos e nas competições. Com objetivo de poder ter disposição e bem-estar durante as atividades, evitando possíveis problemas.

E você leitor, pratica algum esporte? E durante as suas atividades físicas mantém uma hidratação adequada? Procure realizar esportes levando em conta todos os fatores inerentes a melhoria dessa prática, pois o seu corpo agradece.