Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância da Gordura no Desempenho dos Atletas

A grande maioria das pessoas costumam associar a palavra gordura ao ganho de peso ou obesidade. No entanto, poucos sabem da importância da Gordura no Desempenho dos Atletas.

Tipos de Gordura

Alguns atletas ainda tem a idéia errônea que para conseguirem um bom rendimento nos treinos, e consequentemente nas competições, devem excluir a ingestão de gorduras de suas dietas alimentares. Segundo especialistas esses nutrientes desempenham funções importantes no organismo humano. Existem quatro  tipos de gorduras encontradas nos alimentos:
1 – Gorduras Trans ou Hidrogenadas- Esse tipo de gordura é produzido artificialmente, e são adicionadas a grande maioria dos produtos industrializados que são comercializados.
2- Gorduras Saturadas -São as gorduras que são encontradas naturalmente nos alimentos de origem animal , como por exemplo, manteiga, creme de leite, carnes em geral, queijos amarelos, bacon, iogurtes, leites,e em alimentos como coco, azeite  e óleo de coco, entre outros.
3 – Gorduras Monoinsaturadas- São as gorduras encontradas em alimentos como nozes, abacate, azeite de oliva, gergelim, linhaça, abóbora, girassol, castanhas, entre outros.
4- Gorduras Poliinsaturadas- São as gorduras encontradas na maioria dos óleos vegetais.

Atuação das Gorduras no Organismo Humano

Embora todos os tipos de gorduras descritas acima, possuam o mesmo valor calórico por grama, em média 9 Kcal, cada uma atua de maneira diferente no organismo humano. As gorduras Trans ou Hidrogenadas e as Saturadas, tem uma atuação prejudicial no corpo dos indivíduos, pois podem aumentar o nível de colesterol e de triglicérides na corrente sanguínea além de provocar o entupimento das artérias, causando riscos à saúde da pessoa.

No caso dos atletas principalmente, eles devem fazer um planejamento de uma dieta saudável.  As gorduras chamadas Monoinsaturadas ou Poliinsaturadas são conhecidas como gorduras do bem, pois as monoinsaturadas tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom( Colesterol HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim ( Colesterol LDL). Portanto a alimentação dos atletas deve ser rica nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório  em seus treinos físicos.

As chamadas gorduras do bem, as monoinsaturadas e poliinsaturadas, devem fazer parte da dieta alimentar dos  atletas de uma maneira geral pois possuem propriedades  que aumentam o desempenho deles em suas atividades físicas, nos  treinos e em competições desportivas. Dentre as várias funções das gorduras no corpo humano, algumas delas são:

Fornecimento de elementos importantes para formação do sistema imunológico, constituindo as membranas celulares; Redução da perda de calor pelo atleta, funcionando como se fosse um isolante de temperatura corporal; Transporte e armazenamento das vitaminas A, D, E e K que são consideradas lipossolúveis; Regulação dos níveis no sangue de hormônios sexuais como testosterona, que atuam na hipertrofia muscular do indivíduo que pratica atividades físicas.

Alimentação que Melhora o Desempenho  dos Atletas

Os profissionais especializados em nutrição e medicina desportiva ressaltam que o atleta que deseja melhorar seu desempenho deve consumir um percentual médio de alimentos à base de gordura em torno de vinte a vinte e cinco por cento das calorias totais que são ingeridas diariamente.

Porém não é somente a quantidade de gordura consumida que deve ser alvo de atenção, a qualidade deste nutriente proveniente da alimentação que o atleta consome também ser ser objeto de cuidado. O bom rendimento do atleta está relacionado diretamente  aos alimentos que consome, já que seu corpo precisa  gerar energia para que seus treinos e competições tenham um resultado satisfatório. Nesse caso os alimentos à base de gordura devem fazer parte da dieta dele, porém de forma controlada e na proporção indicada de vinte e cinco por cento  das calorias totais consumidas em um dia.

Os especialistas alertam que  os atletas devem sempre manter uma dieta equilibrada com alimentos adequados, para conseguir bons rendimentos nos seus treinos  e em suas competições. Portanto comidas como doces em excesso, gorduras saturadas e frituras não devem fazer parte do cardápio deles, se quiserem apresentar sempre um bom desempenho profissional e conseguirem atingir suas metas. Todo esse esforço requer conhecimento dos alimentos recomendados para consumo, muita disciplina e motivação para que consigam  alcançar seus objetivos.

Por Salete Dias