Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos antioxidantes para atletas

Todos sabem que os atletas necessitam ter uma alimentação equilibrada, ingerindo alimentos que reponham às necessidades nutricionais que seus corpo precisa para encarar os treinos intensos. De acordo com algumas pesquisas científicas durante os exercícios físicos muito prolongados praticados por esses indivíduos pode haver aumento na produção de radicais livres que são substâncias que afetam o organismo humano causando danos celulares e aumentando o perigo da pessoa ser acometida por uma grave enfermidade, como por exemplo ter um tumor cancerígeno, além de promover o envelhecimento precoce nos seres humanos.

No combate aos radicais livres existem as moléculas chamadas antioxidantes que são capazes de neutralizar seus efeitos negativos no corpo. Vejamos como a nutrição, através de alimentos antioxidantes podem contribuir para proteger os atletas.

Ação das substâncias antioxidantes no organismo humano

Segundo especialistas quando os indivíduos praticam algum  tipo de exercício fisco o seu organismo reage fazendo algumas adaptações em seus sistemas respiratórios, cardíacos e vasculares, para compensar o esforço físico que foi despendido durante a execução da atividade física. Quando o atleta pratica uma seria de treinos intensos há uma formação em seus corpo de uma associação com o metabolismo de energia que esta acelerado com tipos reativos do ar oxigênio. Esse processo pode resultar em um mau desempenho desses esportistas em virtude de lesões de células e tecidos que essas espécies de oxigênio podem provocar.

No entanto o organismo dos seres humaná é dotado de vários recursos para protegê-lo e nesse caso não poderia ser diferente. Por isso o corpo reage combatendo esse problema oxidativo através de mecanismo de produção de substâncias antioxidantes,como o zinco por exemplo que é um nutriente que exerce a importante função de estabilizar as membranas das células no corpo humano. Muitas pesquisas cientificas vem sendo realizadas com o objetivo de verificar a possível relação entre o estresse oxidativo que é gerado por uma intensa atividade física com a influência benéfica que alguns nutrientes exercem para minimizar esse problema.

Papel dos nutrientes como antioxidantes

Dentre os nutrientes que tem uma importância fundamental no processo de proteção antioxidante, o zinco desempenha uma importante função em especial nas membranas das células do corpo do individuo que por ser atleta costuma fazer atividades físicas intensas. De acordo com pesquisadores na área de nutrição, durante os treinos os esportistas de uma maneira geral não ingerem alimentos ricos em zinco para repor as perdas de suor e urina   que ocorrem durante os exercícios físicos de forte impacto.

O zinco é um nutriente que a grande maioria dos profissionais da rea de nutrição nutrologia recomendam aos seus pacientes pela sua propriedade em reduzir os efeitos prejudiciais do estresse oxidativo que dificulta a atuação dos atletas em seus treinos e suas competições.

Principais alimentos que fornecem antioxidantes para o corpo

De acordo com especialistas alguns alimentos funcionais podem ser utilizados pelos atletas pois neles são encontrados antioxidantes, sendo que os principais são:

  • Iogurte,carne, ostras e cereais que são fontes de zinco
  • Laranja, tomate,cenoura e abóbora ricas em carotenoides
  • Grãos integrais, Castanha do Pará e frutos do mar fontes de selênio
  • Acerola, laranja, mamão e goiaba fontes de vitamina C
  • Nozes, sementes e óleos vegetais que são ricos em Vitamina E
  • Uvas onde são encontrados os bioflavonoides

Considerações finais

Alguns alimentos são ricos em substâncias oxidantes que protegem o organismo humano dos radicais livres devém ser consumidos pelas pessoas de uma maneira geral, mas principalmente pelos atletas que praticam intensas atividades físicas, pois alguns estudos científicos chegaram a conclusão de que o aumento da produção dos radicais livres estar aos exercícios feitos por esses indivíduos. A importância dos atletas se nutrirem com alimentos antioxidantes está no fato dessas substâncias terem  a propriedade de combater esses radicais livres que são muito prejudicais ao organismo dos seres humanos podendo causar além do envelhecimento precoce a formação de células cancerígenas.

Por isso, os antioxidantes encontrados em alimentos ricos em zinco, selênio, vitamina E, carotenoides e vitamina C devem ser ingeridos regularmente por todas as pessoas de uma maneira geral, mas principalmente pelos atletas que praticam treinos de alta intensidade e necessitam que seus corpos estejam em boas condições para que consigam vencer suas competições. Vale lembrar que  a orientação nutricional deve ser sempre feita por um profissional especializado nessa área de estudo.

Por Salete Dias