Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação saudável para quem pratica esportes

Para quem pratica esportes é importante que tenha-se hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e rica em em diversos nutrientes. Tudo isso para ajudar na batalha contra a balança, a fim de conseguir bons resultados com a prática de esportes.

A prática de esporte e a alimentação saudável, devem sempre andar juntas. Pois esses dois fatores unidos fazem com que o corpo combata os problemas causados pelo “corre, corre diário”, isto é, o estresse.

E para isso é importante o consumo de alimentos ricos em variados tipos de nutrientes como, carboidratos, minerais, vitaminas, fibras e proteínas. A nutrição esportiva explica que devem ser tomados os rumos que direcionam para uma dieta equilibrada, adequada e segura para os esportistas.

Onde o seu foco é fazer com que aqueles que praticam esportes obtenham sucesso nos treinos e nas disputas, independente da atividade, sendo ela competitiva ou não. As principais fontes de energia para as atividades são o glicogênio e a glicose, que são as duas principais reservas de energia das células, localizadas nos músculos, fígado e nos tecidos.

E os principais alimentos que fazem com que essas reservas estejam compostas são os ricos em carboidratos como, as massas, o trigo, o pão, arroz, batata, entre muitos outros. Outro ponto é referente a desidratação do corpo, pois essa é um das principais causas do desequilibro da frequência cardíaca, temperatura do organismo, que pode originar alterações no processo da sudorese.

A fim de evitar que a desidratação motive o surgimento desses fatores indesejáveis. É bom ressaltar que a cada dia mais o planeta está ficando mais quente, e com isso a sensação de calor no nosso organismo fica maior.

Então deve-se tomar algumas precauções para não deixar de ficar sempre hidratado, e para isso é necessário antes, durante e após a prática dos exercícios tomar água, pois ela é reguladora da temperatura corporal. Lembrando que a hidratação deve ser feita de modo ponderado.

E quanto a alimentação o que deve ser feito? Como comentei anteriormente, deve-se ingerir alimentos ricos em fibras, proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. Mas quais o alimentos que possuem esses nutrientes e para que eles servem para quem pratica esporte?

Os alimentos que são ricos em fibras são: as nozes, cereais integrais, arroz integral, linhaça e aveia, frutas como, a laranja, maçã, manga e ameixa, além do grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha. São importante para manter o bom funcionamento do aparelho intestinal.

Já as proteínas que são estruturas formadas por aminoácidos, são importantes na produção, composição e manutenção dos tecidos, do sistema muscular, anti-corpos e hormônios. Existem diversos alimentos ricos em proteína que são de origem animal como, carne bovina, queijo, peixe, leite, ovos, carne de frango, entre outros.

É essencial para alimentação saudável de quem pratica esportes, por causa do desgaste muscular que é ocasionado após uma série de atividades físicas, pois é responsável pela reconstrução do mesmo. E devem ser ingerida nas principais refeições do dia.

Uma boa dica para os iniciantes, é evitar exercitar-se com o estômago vazio, e ainda procure fazer sempre suas refeições no horário correto, de preferência de 3 em 3 horas esteja alimentando-se. E assim, conseguirá melhorias nas competições e nos treinos com ajuda de uma alimentação saudável.