Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Nutrição Esportiva Alimentação e Hidratação para o Esportista

Alimentação e Hidratação para o Esportista

As pessoas em geral, não conhecem a importância da alimentação e hidratação para o esportista. Pois são os alimentos adequados e uma boa hidratação, durante o período dos treinos e após as competições que fazem dos atletas vencedores.

Importância da alimentação para o esportista

Todos que praticam esportes devem consumir alimentos que contribuam para  a manutenção de sua saúde e potencializem  seu desempenho esportivo. Para que isso aconteça, uma dieta específica deve ser elaborada por um profissional especializado em nutrição, para que os treinos antes das competições tenham um rendimento máximo. Esse  regime alimentar deve possuir os nutrientes adequados, pois a importância de uma boa alimentação está justamente na hora da disputa de medalhas, quando o esportista consegue vencer ou não, dependendo entre outros fatores do que consumiu antes do evento esportivo.

Porém não é necessário ser um atleta para conhecer os benefícios de  uma  boa alimentação. Também os que praticam atividades físicas, mas não são profissionais, e se exercitam somente para manutenção da boa forma, devem estar cientes de que o bom desenvolvimento de seus exercícios vai depender muito dos alimentos ingeridos.

Para os esportistas que desejam potencializar suas atuações nas competições, através de uma alimentação saudável é necessário que eles procurem um profissional especializado em nutrição ou medicina esportiva. Este especialista pode contribuir com sugestões adequadas para que a alimentação do atleta, seja condizente com seus propósitos e metas.

Algumas sugestões básicas podem ser dadas como por exemplo: O consumo de   uvas passas que são frutas com  mais potássio do que a banana, e sob hipótese alguma a pessoa deve treinar em jejum ou não se alimentar  depois dos  exercícios físicos. Vale ressaltar, que as frutas secas tem uma grande concentração desse mineral. O peso do esportista tem de ser usado para favorecê-lo, pois ele é a soma da massa muscular, gordura e líquidos do corpo humano. A hidratação também é muito importante para o esportista, que deve ingerir sempre uma quantidade adequada de líquidos para que não seja afetado pela desidratação.

Importância da Hidratação para o Esportista

A hidratação para quem pratica esportes tem o mesmo peso de importância, quanto o consumo de alimentos adequados. Uma boa hidratação é que vai fazer a diferença na hora das competições , pois se o  esportista estiver bem hidratado com certeza terá fôlego para chegar até o final da competição e quem sabe vencê-la. Para o esportista saber se está bem, uma boa orientação dado por especialistas é fazer a pesagem antes e após o treino.

Se depois do treino os ponteiros da balança abaixarem, isso indica que o atleta perdeu líquido e deve repor a quantidade que foi perdida. Uma sugestão prática é multiplicar o peso que foi perdido por 1,5 para saber a quantidade de  líquido que deve ser reposta. È importante para o  esportista verificar sempre se está perdendo muito peso, pois isso significa que ele está precisando se hidratar melhor durante os exercícios do treino, e nada melhor que água potável e isotônicos para hidratar o corpo.

Orientações para os Esportistas Antes das Competições

De uma maneira geral, algumas sugestões podem ser dadas aos esportistas antes das competições  além de uma boa alimentação e hidratação para o esportista. No dia da competição é aconselhável que eles consumam o café da manhã, apenas reduzindo a quantidade de fibras e no lanche basta comer uma fruta e fazer uma boa hidratação com água ou isotônico. Dependendo do horário da competição, o esportista deve almoçar em média quatro horas antes da prova que irá realizar.

Essa refeição pode ter carboidratos na forma de pão, macarrão, arroz e batata que devem constituir somente 3/4 do prato. O restante deve ser composto de proteínas (frango ou peixe), legumes e verduras. Faltando apenas uma hora para o início da prova é aconselhável um lanche com carboidratos e proteínas, e ingerir muita água e  isotônico para reforçar a hidratação. Se a competição que o esportista irá disputar for uma corrida, os especialistas orientam que ele deve  fazer uma hidratação com água, ao longo do trajeto percorrido.

Depois da prova, o esportista deve continuar bebendo água mesmo que não sinta sede e se alimentar de carboidratos e proteínas para recompor o glicogênio muscular, se houver necessidade.

Por Salete Dias

TopBack to Top