Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Seu filho está obeso?

Quando os pais percebem que o seu filho está obeso não é hora de se lamentar, mas sim de agir para que esse quadro seja revertido. Claro que a prevenção desse problema ainda é a melhor saída, entretanto quando nos depararmos com esse problema, jamais devemos cruzar os braços. A obesidade infantil atinge cerca de 34,8% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos segundo dados do IBGE, esse número elevado de crianças obesas apenas reflete o que pode ser constatado facilmente na prática clínica.

A obesidade infantil pode ser desencadeada por diversos motivos, entre eles podemos destacar a influência genética e psicológica, entretanto as principais causas para esse problemas ainda são o sedentarismo e a elevada ingestão de alimentos hipercalóricos. Conhecer a causa do problema é fundamental para um tratamento efetivo contra a obesidade. A influência genética exerce um grande impacto no surgimento da obesidade nas crianças, pois quando os pais são obesos as chances do filho também ser, são elevadas. Isso muito vezes ocorre por conta da semelhança na qualidade da alimentação de toda a família, portanto a influência genética está sem dúvida associada a qualidade da alimentação e ao sedentarismo.

Papel dos pais

Muitos pais quando se deparam com o problema da obesidade em seus filhos não sabem como agir, entretanto a solução é fácil porém requer persistência. Primeiramente é necessário que toda a família esteja empenhada para resolver o problema, pois a alimentação de toda a casa deverá mudar. Não adianta você mandar o seu filho comer uma gelatina de sobremesa, enquanto todo o restante da família está tomando soverte com bastante cobertura e outras guloseimas.

A batalha contra a obesidade exige o empenho de toda a família e algumas manias também devem ser deixadas para trás. Por exemplo, optar por um biscoito porque é mais prático do que cortar uma fruta ou preferir sucos em caixinha por preguiça de preparar um suco natural, são atitudes que a longo prazo comprometem o peso da criança além de não incentivar a aquisição de bons hábitos alimentares.

O incentivo pela prática de atividades físicas também é algo que deve começar em casa, é muito importante que as atividades designadas para as crianças, sejam estimuladoras e não vistas como uma obrigação. Quando os pais fazem tarefas simples como andar de bicicleta ou correr em um parque acompanhado de seus filhos, a pratica de atividades físicas se torna algo prazeroso para as crianças.

A reeducação alimentar é o maior desafio enfrentado pelos pais de crianças obesas, pois a nova forma de se alimentar deve ser introduzida na vida da criança de forma que ela possa alterar os hábitos antigos por uma alimentação mais saudável associada aos novos hábitos e muitas vezes novos alimentos. A criança jamais irá despertar o gosto por alimentos como frutas, verduras e legumes quando esses alimentos não fazem parte do cardápio diário das mesmas. Muitas vezes a alimentação da criança é repleta de alimentos que são fontes de carboidratos o que contribui para o ganho de peso e escassez de os outros nutrientes importantes no processo de crescimento e desenvolvimento infantil.

Considerações finais

O problema da obesidade infantil é algo que pode ser resolvido mediante o empenho dos pais e muitas vezes até da sociedade. Quando ocorre a percepção de que seu filho está obeso, é preciso que algo seja feito para reverter esse problema, pois como sabemos a obesidade é uma doença que traz consigo o surgimento de outros problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos entre outros. Além disso, o psicológico da criança é muito afetado e ela muitas vezes passa a se isolar da convivência com outras crianças por conta do preconceito que sofrem.

Atitudes para evitar que a criança chegue a se tornar obesa devem ser colocadas em prática diariamente, pois como sabemos a obesidade não é algo que surge do dia para a noite, é algo que aos poucos vai comprometendo o estado físico da criança e pode muito bem ser evitado com simples atitudes.

Incentivar uma alimentação saudável bem como a prática de atividades físicas é fundamental para que a criança se desenvolva de forma saudável e não sofra preconceitos por parte da sociedade. Perceber que seu filho está ficando obeso e incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas, são atos que devem ser encorajados, pois demonstram o amor dos pais para com os filhos.