Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Revertendo a obesidade infantil com alimentos saudáveis

Da mesma forma que obesidade em adultos mostrou atingir grande parte da população, os pequenos também estão sofrendo com tal doença com graves consequências a saúde. É na infância que acontece a formação dos hábitos alimentares, ou seja, a expectativa de um pequeno obeso ser um adulto obeso e com vários outros problemas de saúde é bem considerável. Neste artigo falaremos sobre como reverter a obesidade infantil com alimentos saudáveis.

Existem muitos fatores que levam à obesidade infantil, dentre eles estão o desmame prematuro, a eminente absorção de guloseimas, doces, fritas e a deficiência de exercícios periodicamente. Indivíduos com transtornos psicológicos igualmente contribuem para a obesidade infantil, dessa forma é importante que o lugar onde a criança estuda incentive os mesmos a praticar exercícios frequentemente.

Tal problema traz muitas complicações à existência da criança, alguns profissionais asseguram identificar crianças com problemas de saúde geralmente diagnosticados somente em adultos como a hipertensão, elevados níveis de açúcar na corrente sanguínea, colesterol ruim alto e modificações ortopédicas. E ainda muitos outros inconvenientes geralmente associados à obesidade.

Sigamos então a mostrar algumas sugestões na prevenção desse problema de adiposidade (no caso, a obesidade infantil):

  • A realização de atividades físicas é indispensável para a existência da criança, infantes inativos possuem grandes chances de desenvolverem tal quadro clínico, aí introduz não só o estímulo dos pais, contudo igualmente do lugar onde a criança estuda à pratica de atividades físicas;
  • Induzir a absorção de frutas, legumes e verduras para lutar contra a elevada digestão de comidas gordurosas, a criança precisa de doses certas de vitaminas, proteínas e nutrientes para sua fase de vida;
  • Conscientizar crianças e jovens a “abraçar” uma alimentação adequada como algo primordial, demasiado fundamental para que as crianças tenham uma favorável educação nutritiva;
  • Não apele para regimes e mais regimes, porque isso pode atingir o psicológico e ainda não ter o efeito esperado.

Com essas dicas, a obesidade infantil pode amenizar suas dimensões e alcançarmos crianças mais saudáveis.

Alimentos saudáveis

Hoje em dia muitos pais procuram manter seus filhos magros e saudáveis, no entanto para alcançar esse objetivo é preciso uma dieta balanceada. Quais serão os alimentos considerados saudáveis? Veremos a seguir qual o papel de cada alimento que apresenta uma função no organismo.

Relevância dos legumes para o organismo

É comum ouvirmos que devemos consumir legumes diariamente pois eles são saudáveis. Dessa forma, vamos conhecer mais os legumes e o que ele significa. Alguns estudiosos afirmam que as partes que podem ser ingeridas de uma planta são considerados legumes. Então, pode ser considerado como legume toda parte da planta que o homem utilize como alimento.

A maioria dos legumes são utilizados para compor refeições salgadas, no entanto algumas refeições doces também podem ser feitas com legumes. Eles podem ser ingeridos de diversas formas que vão do cru como a beterraba e pepino ao cozido como o chuchu. Para trazé-lo para as refeições diárias, os legumes podem ser servidos nas principais refeições ou como tira gosto.

Os nutricionistas alertam que esses alimentos apresentam pouca gordura em sua composição e em contrapartida dispõem de uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Entre os diversos benefícios que se pode obter com a ingestão de legumes, estão a aquisição de compostos conhecidos como fotoquímicos que combatem aos radicais livres e protege o organismo contra diversas doenças.

Alimentos saudáveis

O papel das frutas na dieta

As frutas são essenciais em uma dieta considerada saudável. As frutas representam uma forma de desenvolvimento das plantas, que vai desde a plantação da semente até a colheita do fruto. Os frutos que são gerados das plantas e são comestíveis, caracterizam as frutas que consumimos habitualmente; elas apresentam geralmente sabor doce, o que as tornam muito atrativas para as crianças.

Elas apresentam diversas utilidades, entre as quais destacam-se a produção de sucos e outras bebidas. Entre os benefícios que podemos obter através da ingestão de frutas estão a elevada quantidade de vitaminas, minerais além das fibras; além disso esses alimentos apresentam substâncias que previnem e fortalecem o sistema imunológico.

O papel dos cereais em uma dieta saudável

Entre as propriedades que tornam os cereais alimentos indispensáveis estão o fato deles serem ricos em carboidratos e pobre em gorduras além de apresentar algumas vitaminas e minerais. Hoje em dia ressalta-se cada vez mais a importância de consumir alimentos ricos em fibras como os cereais integrais que apresentam benefícios a saúde do indivíduo com o fornecimento de importantes vitaminas e minerais.

Dessa forma deve-se consumir alimentos como bolo, macarrão, biscoito entre outros que são fontes de carboidratos, no entanto eles devem ser consumidos de forma balanceada já que o consumo excessivo destes alimentos pode causar aumento de peso corporal.

O papel dos peixes e das carnes na dieta

A carne vermelha é um alimento rico em diversos tipos de vitaminas além de possuir em sua composição o mineral ferro. É importante lembrar que a alimentação deve ser balanceada, qualquer excesso na dieta pode causar prejuízos ao organismo. As carnes vermelhas são essenciais para uma alimentação saudável porém outros alimentos como as frutas, verduras e legumes também devem ser ingeridos.

Os peixes são alimentos que devem ser ingeridos com frequência pois apresentam importantes nutrientes para o organismo. O tipo de peixe a ser ingerido deve ser aquele que contenha poucas substâncias tóxicas, já que alguns peixes apresentam um elevado teor dessas substâncias. Os peixes são alimentos que apresentam em sua composição ácidos graxos essenciais como o ômega 3 e 6.

Outros alimentos que também são importantes para o organismo são os crustáceos eles contém carotenoides que são compostos que atuam na promoção da saúde. Todos os grupos alimentares devem fazer parte da dieta do indivíduo para que se possa obter todos os nutrientes necessários a manutenção da saúde.

Manter uma alimentação saudável e variada é importante para que a criança consiga reverter a obesidade infantil e adquirir os diversos tipos de nutrientes além de vitaminas e minerais existentes. O tipo de alimentação é fator determinante na saúde da criança, através dos alimentos obtemos substâncias que previnem doenças e melhoram a qualidade de vida.