Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Principais vitaminas para a criança

As vitaminas para crianças durante todo o período da infância são nutrientes muito importantes, uma vez que promovem o crescimento físico e o desenvolvimento mental em diferentes pontos de vista. Nesse artigo analisaremos quais as principais vitaminas para a criança e como fazer para obtê-las.

Importância da ingestão de vitaminas para o desenvolvimento da criança

De uma maneira geral, uma ingestão equilibrada de vitaminas é recomendada para todas as idades, não só porque esses nutrientes desempenham muitas funções úteis para o corpo humano, mas principalmente durante a fase de crescimento, na qual a atuação das vitaminas é fundamental.

Há muitos tipos diferentes de vitaminas, cada uma delas desempenha um papel específico em beneficio do organismo.

As vitaminas e sua importância para o corpo humano

Todas as vitaminas são de vital importância para o desenvolvimento orgânico e mental dos seres humanos. Por exemplo: a vitamina A é muito útil para a manutenção de uma pele saudável, o ácido fólico, é muito importante para o desenvolvimento físico, as vitaminas do complexo B, possuem funções importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso dos indivíduos, a vitamina D juntamente com o cálcio, desempenha também um papel importante, que é de desenvolver a estrutura da óssea da criança.

Os ossos são de fato, compostos em grande parte por uma adequada ingestão dessa substância durante o desenvolvimento pré-adolescente e adolescente, fazendo com que a criança se desenvolva mais rapidamente e sem dúvida alguma, mais saudável. Merece uma menção, também, a vitamina C, essencial para o fortalecimento do corpo e para elevar o nível de imunidade das pessoas.

As crianças a partir de uma tenra idade, na verdade, são muito suscetíveis a resfriados, gripes, doenças e períodos de febre. Quando o corpo é suprido com uma ingestão adequada de vitamina C, sem dúvida, isso irá reforçar suas defesas naturais.

Não menos importante é a ingestão de minerais, como por exemplo, do ferro, que é bastante útil na prevenção da anemia, e de magnésio e potássio, que são úteis para o desenvolvimento muscular da criança, pois deixam o seu corpo pronto para a prática de atividades físicas.

Se alimentar com uma dieta equilibrada é certamente importante para garantir uma ingestão adequada de vitaminas, mas a pessoa ainda pode usar, depois de consultar um médico, suplementos vitamínicos em forma de comprimido que são excelentes para crianças e muito ricos do ponto de vista nutricional.

As vitaminas e o desenvolvimento cognitivo das crianças

Idade das crianças da escola

Junto com as vitaminas listadas acima, as crianças de tenra idade podem se beneficiar também de óleos ômega, especialmente aquelas que têm dificuldade em se concentrar no seu trabalho escolar. Às vezes é difícil fazer com que as crianças tenham vontade de comer peixes que contenham óleos, mas eles são necessários como parte de uma nutrição saudável.

A vitamina D é essencial para a atividade cognitiva do cérebro e para o crescimento dos músculos. A fim de lidar com as pressões da lição de casa, é necessário que os pais deem às crianças um impulso com a ingestão regular das vitaminas, C, D e E.

Crianças na pré-escola

As vitaminas A, C, D e E servem como uma base sólida no fornecimento dos nutrientes necessários para uma criança pequena. Elas cuidam do crescimento dos ossos, da visão, do cérebro, dos músculos e dão energia vital para toda criança iniciar suas atividades físicas.

Alimentos como leite, legumes, frutas e batatas são ricos em vitaminas A e C. As vitaminas D e E são encontrados em peixes e cereais enriquecidos, nozes e soja.

Pré-adolescentes

Nessa fase, as crianças estão agora crescendo rapidamente e o corpo está exigindo muito mais delas nesse momento. Os hormônios ativos podem mostrar sinais de glândulas com atividade muito oleosa na pele.

Esse período é marcado por uma maior pressão no trabalho escolar é os pré-adolescentes são mais pressionados pela vida de uma maneira geral. O rápido crescimento tem seus efeitos sobre seu esqueleto ósseo, seus dentes são também estão se tornando fixos, entre outras modificações orgânicas.

Nessa fase, o cálcio de repente se torna extremamente importante, pois o armazenamento de cálcio na infância pode ser benéfico no futuro para o corpo. Infelizmente, alguns jovens param de beber leite, neste momento tão importante.

Eles precisam de uma dose regular de cálcio e magnésio para se manterem mais saudáveis, desse modo consumir leites e produtos lácteos é importante, pois a criança obtém um suplemento natural de cálcio e magnésio.

Por Salete Dias