Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Nutrição para crianças que praticam esportes

É indiscutível os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas durante a infância, além desta prática proporcionar um melhor condicionamento físico ela é muito importante na interação social e como forma de lazer. A nutrição para crianças que praticam esportes é essencial para que a performance da criança durante a execução da atividade seja realizada com sucesso, além disso sabe-se que uma boa alimentação aliada a prática de atividades físicas é fundamental para uma vida saudável.

A prática de atividades físicas reduz as chances de uma criança apresentar problemas de saúde como hipertensão, diabetes mellitus, obesidade além de favorecer o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Algumas doenças e distúrbios antigamente só eram encontrados em adultos, hoje em dia é cada vez mais comum crianças apresentarem problemas de saúde que muitas vezes são ocasionados pelo sedentarismo e nutrição inadequada.

Necessidades energética e de macronutrientes

Na nutrição para crianças que praticam esportes, basicamente a necessidade energética diária é aumentada bem como a necessidade de vitaminas e minerais. A necessidade energética da criança deve ser calculada por um nutricionista e deverá levar em consideração a idade, o sexo, o índice de crescimento, a atividade física realizada bem como a ingestão alimentar diária.

Quanto aos macronutrientes necessários a um pequeno atleta, as quantidades devem estar bem adequadas para atender as necessidades da criança. A dieta deve conter lipídios, proteínas e carboidratos adequados em qualidade e quantidade, para manter a qualidade, a variedade alimentar é essencial. Os lipídios devem variar entre 20 a 25% do valor energético total da dieta, já os carboidratos 60 a 70% enquanto que a as proteínas 10 a 15%.

É fundamental que haja uma correta ingestão destes macronutrientes para que se possa evitar problemas no crescimento e desenvolvimento infantil. Nesta fase da vida, as deficiências alimentares podem ter impacto grave na saúde da criança, além de prejudicar o desenvolvimento da atividade física e o crescimento infantil.

Carboidratos, proteínas e lipídios – Os alimentos consumidos para se obter a energia dos carboidratos podem ser pão, bolo, biscoitos, arroz e cereais matinais. Os carboidratos são indispensáveis na dieta pois eles irão fornecer energia para que as atividades físicas sejam realizadas com êxito. As proteínas que são essenciais no processo de crescimento podem ser encontradas em carnes, leite e derivados, ovos entre outras fontes. Os lipídios são encontrados em óleos, margarina, milho, soja entre outros.

Os micronutrientes que são as vitaminas e os minerais podem ser obtidos através de uma dieta que contenha alimentos variados além de frutas, verduras e legumes sempre presentes. O cálcio e o ferro são muito importantes para as crianças, o ferro que previne a anemia pode ser encontrado em carnes vermelhas, vegetais folhosos verdes escuros e cereais integrais já o cálcio que é fundamental para o crescimento adequado pode ser encontrado no leite e em seus derivados.

Outro aspecto importante na nutrição para crianças que praticam esportes, é que a hidratação deve sempre ser estimulada. A ingestão elevada de líquidos (água, sucos variados e água de coco) é muito importante para evitar a desidratação, lembrando sempre que a ingestão de líquidos deve ser realizada antes, durante e após a atividade física.