Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Merenda das crianças

A merenda das crianças é um desafio constante para os pais, isso porque existe sempre a dificuldade em colocar os alimentos que a criança gosta para que ela possa sentir vontade de comer, no entanto o que as crianças geralmente gostam de comer não são considerados alimentos saudáveis.  Outro ponto a ser considerado na hora de preparar a merenda das crianças é que hoje em dia, cada vez mais os pais procuram a praticidade devido a correria cotidiana, no entanto nem sempre os alimentos considerados práticos são os mais saudáveis.

É importante lembrar que os lanches fornecem a energia e os nutrientes necessários para que o organismo possa se manter ativo entre as refeições, além disso os nutrientes oferecidos auxiliam na concentração e aprendizado da criança bem como evitam a ingestão elevada de alimentos durante as refeições principais.

Dicas para a Merenda das crianças

  • Frutas – As frutas são velhas e conhecidas aliadas no fornecimento de um lanche saudável, no entanto para as merendas escolares são recomendadas sempre as frutas mais práticas. Como banana, maçã, uva, tangerina, pêra; na hora de escolher a fruta que será colocada na lancheira da criança, deve-se levar também em consideração as escolhas da mesma. Os sucos de fruta natural também pode fazer parte da merenda das crianças, os sucos prontos de caixinha devem ser evitados no lugar deles é melhor oferecer a criança um suco de soja em caixinha com sabor de fruta.
  • Carboidratos – Os carboidratos são indispensáveis na merenda das crianças, eles são essenciais para fornecer energia para que as atividades escolares possam ser realizadas de forma satisfatória e com êxito. Pão de queijo, bolo, biscoitos, sanduíches, cereal matinal entre outros tipos de carboidratos.
  • Produtos lácteos – Os produtos lácteos são importantes fontes de proteínas que auxiliam no crescimento e desenvolvimento infantil. Os alimentos fontes de proteínas que podem fazer parte do cardápio da criança são: os achocolatados, iogurtes, bebidas à base de soja, queijo. Além de serem fontes de proteínas, estes alimentos também são ricos em cálcio que é um importante mineral para crescimento de ossos e dentes.
  • Outra dica importante na hora de preparar a merenda é procurar sempre variar, oferecer iogurte com cereal matinal e uma fruta; criar diferentes tipos de sanduíches com recheios variados, evitar repetir sempre os mesmos lanches para que eles não se tornem enjoativos e permitir que a criança participe da preparação dos lanches são medidas que podem tornar  ato de merendar mais agradável.

Alguns itens devem ser evitados no cardápio das crianças os refrigerantes, os salgadinhos, biscoitos recheados, batatas fritas, frituras e doces. No entanto, sabemos que na grande maioria das vezes esses são os alimentos preferidos dos pequenos, neste caso pode ficar combinado com a criança um dia na semana onde ela poderá consumir alguns desses alimentos, sem cometer exageros. Excluir totalmente estes alimentos, principalmente para aquelas crianças habituadas a consumi-los, pode ser perigoso pois a criança pode passar a comer esses alimentos de forma compulsiva na ausência dos pais o que pode gerar a obesidade.

Sabe-se que hoje  a obesidade infantil é um problema grave e crescente em todo mundo, orientar de forma correta a merenda das crianças, pode auxiliar a combater este mal através de escolhas saudáveis.