Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância do café da manhã para crianças

É muito importante estabelecer a frequência correta das refeições para a criança, todas as refeições do dia são de extrema valia para a saúde dos pequenos bem como para o seu crescimento e desenvolvimento. No entanto, a importância do café da manhã consiste principalmente em melhorar o raciocínio, o humor e a capacidade de realizar de forma satisfatória as tarefas que inciam o dia da criança. A criança passa cerca de 8 a 6 horas sem ingerir absolutamente nada quando está dormindo, ao despertar é essencial que a energia e os nutrientes sejam oferecidos ao organismo para que ele possa realizar suas atividades vitais.

A importância do café da manhã para as crianças

  • Estudos científicos realizados demonstram que aquelas crianças que não realizam o café da manhã, apresentam dificuldades de aprendizagem, raciocínio e concentração, além disso elas estão mais susceptíveis a ganharem peso pois o organismo entendem com o jejum que é preciso fazer reserva de gordura.
  • Para aquelas que estudam pela manhã, o impacto do café da manhã é ainda maior. Ele garante a energia necessária para a aprendizagem em sala de aula, as atividades de lazer e esportivas bem como para o desenvolvimento criativo da criança. Outro aspecto importante a ser observado quando a criança vai à escola sem tomar café, é que elas tendem a consumir uma grande quantidade de alimentos no lanche para compensar o período longo de jejum.
  • Realizar o café da manhã à mesa com a criança, contribui também para momentos de conversas, proporcionando um contanto maior entre pais e filhos.

O café da manhã é uma refeição que deve ser variada, a quantidade de vitaminas e minerais necessários ao bom desenvolvimento da criança só poderá ser obtido através de uma variedade de alimentos. Os grupos alimentares que podem estar presentes na mesa do café da manhã, são: proteínas (através do leite, queijo ou iogurte), carboidratos (pão, bolo ou biscoitos), vitaminas e minerais (que podem ser obtidos através das diversas variedades de frutas), gordura em pequena quantidade (margarina ou manteiga) e fibras (cereal integral, pão integral, aveia, granola).

As fibras são importantes para auxiliar na melhora no trânsito intestinal e evitar a constipação. Além de poderem ser obtidas através dos alimentos integrais, as frutas também podem ser uma excelente fonte de fibras principalmente as com casca e bagaço.

O café da manhã tem sido cada dia mais omitido pelas famílias como consequência da vida agitada que as pessoas hoje em dia levam, é importante frisar que as crianças copiam muito os hábitos dos pais; logo ela pode se recusar a comer pela manhã já que não vê os pais fazerem o mesmo. A importância do café da manhã para as crianças deve ser enfatizada nas escolas através da educação nutricional, deve-se ensinar aos pequenos que quando eles comem bem antes de sair de casa para a escola eles se tornam mais fortes e inteligentes.