Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Infância Importância das frutas na alimentação infantil

Importância das frutas na alimentação infantil

As frutas são alimentos essenciais em uma alimentação saudável. Elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, portanto desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde. As crianças são muito adeptas do sabor doce, logo esse é um dos motivos para que o consumo de frutas seja incentivado. As frutas são alimentos que podem ser oferecidos às crianças ainda muito cedo, pois elas são importantes na formação do sistema imunológico infantil. Neste artigo iremos abordar a importância das frutas na alimentação infantil, ressaltando a sua relevância em todas as fases da vida.

Exite uma imensa variedade de frutas e sem dúvida esse é um fator positivo que facilita o seu consumo, pois mesmo que uma pessoa não goste de determinadas frutas, existem outras opções que podem lhe agradar. Variar os tipos de frutas ingeridas é fundamental para que todos os nutrientes necessários a saúde das crianças sejam fornecidos de forma correta.

Importância das frutas na alimentação infantil

As frutas ricas em vitamina C como goiaba, acerola, laranja entre outras são importantes no fortalecimento do sistema imunológico da criança. O suco da laranja lima é um dos primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação infantil, isso porque a criança precisa prevenir as gripes e os resfriados que são muito comuns quando o sistema imunológico está enfraquecido. Outro papel fundamental exercido pela vitamina C é quanto a sua participação na formação do colágeno, que é uma proteína essencial pois fornece resistência aos ossos e dentes entre outras estruturas.

A hipovitaminose A é uma deficiência nutricional muito comum entre as crianças, dessa forma alguns Estados brasileiros já disponibilizam doses de vitamina A, durante a vacinação para tentar amenizar o problema. Entretanto, oferecer às crianças uma dieta rica em frutas e outros alimentos que sejam fontes de vitamina A é uma boa forma de evitar a hipovitaminose A. As frutas ricas em vitamina A, são: mamão, manga, pêssego e damascos. A deficiência de vitamina A causa problemas relacionados à visão, infecções frequentes, além de problemas envolvendo o crescimento e desenvolvimento infantil.

Um funcionamento intestinal adequado também pode ser obtido através do consumo regular das frutas. A substância presente nas frutas responsável  pelo bom funcionamento do intestino são as fibras. A constipação intestinal em crianças é um problema muito frequente e que gera muito sofrimento para as mesmas, pois como elas não conhecem o problema, se o pais não ficarem atentos ao comportamento intestinal dos filhos, a criança passa a sofrer com dores intestinais e necessitam até mesmo em alguns casos procurar auxílio médico para resolver o problema. Portanto, incluir frutas ricas em fibras na alimentação infantil é essencial para que o intestino da criança funcione corretamente.

As frutas além de serem fontes de vitaminas, elas são também ótimas fontes de minerais. Os minerais estão presentes nas frutas em pequenas quantidades, entretanto quando oferecemos as frutas aliadas a uma dieta saudável, torna-se mais fácil obter as quantidades dos minerais recomendados para as crianças. As frutas vermelhas apresentam o mineral ferro em sua composição, enquanto que em frutas como banana, ameixa e pêssego podemos encontrar potássio.

Considerações finais

Acrescentar frutas na dieta infantil é essencial para uma boa saúde, bem como para promover a implantação de bons hábitos alimentares. Uma criança que não está acostumada a escolher lanches saudáveis como frutas por exemplo, irá optar por outros tipos de alimentos que em geral são gordurosos, ricos em açúcar e sódio. Os pais são os principais responsáveis por incentivar o hábito de consumir frutas entre os pequenos, quando as frutas são alimentos constantes e comuns na casa das crianças, elas naturalmente consomem esses alimentos sem apresentar muita resistência.

É importante que o paladar da criança seja levado em consideração. Por existir uma enorme variedade de frutas, quando a criança não gostar ou rejeitar determinada fruta, ofereça outros tipos de frutas que como certeza ela irá gostar de algumas delas. Entretanto, é essencial que em outra situação, os pais voltem a oferecer a fruta que outrora foi rejeitada, pois a criança costuma mudar suas opiniões com relação aos alimentos e portanto não devemos excluir totalmente da dieta algo que um dia não foi aceito por elas.

A importância das frutas na alimentação infantil está em fornecer nutrientes essenciais, auxiliar no crescimento e desenvolvimento infantil, além de promover bons hábitos alimentares e consequentemente a prevenção de doenças.

 

 

TopBack to Top