Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Infância Dicas para uma boa nutrição infantil

Dicas para uma boa nutrição infantil

Uma alimentação saudável é necessária para o desenvolvimento do ser humano em todas as fases da sua vida não só na infância, porém é lá que os hábitos alimentares são formados relevando a importância de uma boa alimentação nessa fase. O artigo dicas para uma boa nutrição infantil visa auxiliar a vida daqueles que se preocupam com a saúde das crianças.

Muitos pais se preocupam com os filhos que não se alimentam bem; principalmente porque estes apresentam uma maior tendência a ficarem doentes além de poder apresentar dificuldades no desenvolvimento físico e mental. Também não devemos incentivar as crianças a comerem muito mais do que é necessário, o equilíbrio na dieta é o segredo para uma boa qualidade de vida.

Dicas para uma boa nutrição infantil

  • Evite comemorar os momentos alegres da vida com comidas calóricas e de baixo conteúdo nutricional. É comum mesmo que involuntariamente os pais comemorarem acontecimentos alegres sempre em lanchonetes, pizzarias enfim em diversos tipos de fast food. Claro que uma vez ou outra isso pode ser feito, mas sem criar esse  tipo de vício nas crianças.
  • Todos da casa devem aderir a uma boa alimentação. Não adianta você querer que o seu filho goste de frutas, verduras e legumes quando a própria família não incentiva esse consumo, a alimentação das crianças tende a absorver os hábitos alimentares propostos pelos pais.
  • Não deixe as crianças pularem nenhum tipo de refeição e nem os lanches. É necessário criar uma rotina alimentar, onde o seu filho sempre se alimente nas horas corretas.
  • Não associe comidas a castigos ou recompensas – Essa dica é valida principalmente quando se trata das guloseimas.
  • Evite oferecer comidas industrializadas a criança. Inclua na alimentação do seu filho frutas, verduras, legumes, carnes, produtos lácteos, leguminosas (feijão, ervilha); em toda dieta a variedade alimentar ajuda a alcançar as recomendações necessárias de vitaminas e minerais.
  • Utilizar a criatividade para preparar os alimentos é fundamental, principalmente no caso daquelas crianças que costumam rejeitar legumes e verduras. Incluir legumes na panqueca e no arroz, preparar saladas bem coloridas e rechear legumes são algumas dicas para utilizar a criatividade a seu favor.

Esperamos que as dicas para uma boa nutrição infantil que disponibilizamos aqui, auxiliem os pais na busca por uma alimentação saudável. É importante ressaltar que muito dos hábitos alimentares formados na infância perduram por toda vida do indivíduo.

Comments are closed.

TopBack to Top