Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Diarréia infantil

A diarréia é uma doença que atinge várias crianças todos os anos podendo levá-las a morte, principalmente nos 24 primeiros meses de vida.  No verão quando os alimentos ficam mais vulneráveis a contaminação, devido ao calor, o número de crianças com diarréia cresce tornando-se uma preocupação constante para as mamães. Essa doença é caracterizada pela constante evacuação líquida ou semi-líquida.

Fatores que podem ocasionar a diarréia:

  • Água e alimentos contaminados
  • Intoxicação alimentar
  • Alergia ao leite ou a alimentos
  • Vírus, bactérias, protozoários e fungos
  • Uso de antibióticos

A causa mais comum de diarréia em crianças é a ocasionada por vírus,  a inflamação causada no intestino pelos vírus irá ocasionar cólicas e evacuações líquidas constantes. Além desses, outros sintomas podem ou não ser detectados em uma criança com diarréia: febre, vômitos, perda de apetite. Em casos de desitração por diarréia pode-se observar  choro sem lágrimas, oligúria (pouca urina) e sede constante; nesses casos deve-se procurar imediatamente assistência médica.

Tratamento da diarréia

Hidratação

O principal cuidado que se deve ter com crianças que apresentem diarréia é evitar a desidratação. O soro caseiro a cada meia hora ajuda a não desidratar, a ingestão de sucos, água de coco, água e soluções para reidratação também são importantes.

Alimentação

A criança não deve ficar sem comer, deve-se dá prioridade aos alimentos que produzem fezes mais consistentes : maçã, banana, arroz, goiaba, biscoitos salgados, canja de galinha (arroz, pedacinho de frango, batata, mandioca e mandioquinha). Para os bebês que ainda mamam, o aleitamento materno é um aliado no combate a diarréia e a uma série de doenças. A dieta constipante e a ingestão abundante de líquidos é uma forma de tratar a diarréia  sem o uso de medicamentos.

Medicamentos

Em alguns casos são necessários a administração de antidiarréicos ou antibióticos, isso irá depender do diagnóstico do pediatra.

Prevenção da diarréia

Lavar bem as mãos antes de preparar a comida da criança. Manter frutas e verduras bem lavadas e sanitizadas, além disso, todos os objetos de uso pessoal da criança devem ser mantidos sempre limpos. A água para consumo deve ser filtrada ou fervida. Esses cuidados combatem a trasmissão de diarréia por água e alimentos contaminados. No verão, certificar a qualidade dos alimentos antes de oferecer aos pequenos, pois com o calor eles podem deteriorar mais rápido.


If you liked that, check these...

Anorexia Infantil

Bulimia

A Dislipidemia