Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cuidados com alimentação de criança doente

Um dos primeiros sinais que a criança manifesta quando está doente é a falta de apetite, e a partir daí surge outra preocupação além da doença para os pais que percebem a recusa dos alimentos por parte da criança. Isto porque todos sabem que a alimentação é fundamental para restabelecer a saúde do indivíduo. Os cuidados com a alimentação de uma criança doente visam que ela consiga recuperar o estado de saúde debilitado através do fornecimento de energia, vitaminas e minerais ao organismo.

O ato de alimentar uma criança doente é muitas vezes considerado difícil e isto deve ser considerado. Não é recomendado que se obrigue a criança a comer, os alimentos devem ser oferecidos de forma gradativa pois a vontade da criança deve ser respeitada. Uma boa alternativa nos casos em que a alimentação oferecida não requer um cuidado específico, é oferecer os alimentos que a criança mais gosta procurando evitar os exageros. Naturalmente o organismo da criança tende a se recuperar da doença mesmo diante da falta de apetite, no entanto as alternativas devem ser  buscadas para que a criança consiga comer.

Cuidados com a alimentação de uma criança doente

Quando a criança apresenta constipação intestinal é recomendado alimentos fibrosos além do aumento da ingestão de líquidos. Uma boa alternativa é oferecer a maçã sempre com casca, a laranja deve ser consumida com o bagaço, frutas como mamão e ameixa também podem auxiliar. A aveia que é um alimento rico em fibras pode ser adicionado a vitaminas, mingaus e achocolatados. Uma alimentação que contenha folhosos, verduras e legumes também aumenta o aporte de fibras que combatem a constipação.

Nos casos de diarreia a hidratação é a principal recomendação. Sucos, soros (caseiros ou vendidos nas farmácias), bastante água e água de coco. Essas bebidas tem como função hidratar o organismo, mediante a intensa perda de líquidos provocada pela diarreia. As bebidas ricas em sais minerais que são os soros e a água de coco são de grande importância para combater a doença, vale lembrar que a diarreia infantil é uma doença grave que deve ser tratada com urgência.

Quando a criança apresenta problemas respiratórios e se encontra gripada, com dores no ouvido ou bronquites recomenda-se a ingestão de alimentos de fácil digestão e mastigação como sopinhas com frango e verduras bem cozidas, purês de batata e abóbora além de líquidos em geral como iogurtes, sucos e água de coco. Deve-se neste período evitar a ingestão elevada de leite pois ele aumenta a mucosidade.

Diante de todos os cuidados com a alimentação de uma criança doente citados acima, deve-se ficar atento também nos casos em que a criança está sendo medicada. Nestes casos a medicação deve ser administrada na hora certa de acordo com a prescrição médica. É evidente que a alimentação auxilia na recuperação da saúde, no entanto evite obrigar a criança a se alimentar. Quando houver muita resistência em se alimentar por parte da criança, principalmente nos casos em que a mesma está em tratamento com antibióticos, recomenda-se que os responsáveis informem a situação de inapetência ao pediatra da criança para que ele possa indicar a conduta adequada.