Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como evitar a diarreia infantil

A diarreia é considerada algo comum entre as crianças, seja por um ou outro motivo, volta e meia lá está ela incomodando os pequenos. Por ser uma doença de cura e diagnóstico fáceis, muitas pessoas não dão a devida importância as complicações que podem surgir por meio de uma diarreia. O que se deve destacar é que a diarreia infantil nem sempre é algo simples e que deve ser tratado em casa, muitas das vezes ela adquire proporções maiores onde são necessárias algumas medidas efetivas para combater o problema.

A diarreia é uma doença que torna as fezes amolecidas ou líquidas, aumentando o número de evacuações durante o dia. Associado a este sintoma, pode-se constatar também dores de barriga, náuseas, vômitos e em alguns casos até mesmo febre. A diarreia pode ser provocada por diversos fatores, no caso de crianças que levam muitos objetos à boca essa doença é muito comum.

Vejamos agora quais são as causas da diarreia infantil:

Alimentos contaminados por microrganismos – Muitas vezes durante o preparo ou armazenamento dos alimentos, eles são contaminados por microrganismos patogênicos que podem causar diarreia principalmente em crianças que apresentam o sistema imunológico mais frágil. Além disso, quando a lavagem dos alimentos não é feita de maneira correta, nem todos os microrganismos são eliminados, dessa forma eles podem causar doenças.

Água contaminada – A água ingerida deve ser filtrada ou fervida. Hoje em dia, praticamente não existe mais a necessidade de ferver a água para beber, pois a maioria dos indivíduos possuem purificadores de água em casa, no entanto em qualquer situação onde não for possível filtrar a água, é necessário fervê-la antes do seu consumo.

Uso prolongado de antibióticos – Muitas crianças necessitam fazer uso prolongado de antibióticos ou até mesmo utilizam antibióticos muito fortes que desregulam o funcionamento da flora intestinal. Nesse caso, faz-se necessário consultar o médico responsável pela prescrição do medicamento para avaliar os problemas associados ao uso do mesmo.

Parasitas intestinais – Alguns parasitas intestinais podem ocasionar diarreias em crianças. Trata-se muita das vezes daquela diarreia recorrente e sem motivo nenhum aparente, difícil de ser interrompida. Geralmente é o tipo de diarreia que não responde a muitos tratamentos padrões para curar a diarreia, como hidratação, melhoramento da flora, dieta constipante entre outros. Pois nesse caso é preciso combater a raiz do problema que é a presença de parasitas intestinais.

Alergia alimentar – A alergia a determinados tipos de alimentos, principalmente o leite, também pode promover diarreias. Perceber que a diarreia está sendo causada por uma alergia alimentar nem sempre é fácil, no entanto é preciso ficar atento aos sinais que o corpo apresenta após ingerir determinados tipos de alimentos.

Vírus, bactérias e fungos – A principal causa de diarreia em crianças é de origem viral. Essa diarreia provocada por vírus geralmente vem seguida por cólicas.

Cuidados com a diarreia infantil

O principal cuidado que se deve ter para prevenir a diarreia infantil é com a hidratação da criança. Durante as evacuações frequentes a criança perde muito líquido e consequentemente esse líquido deve ser reposto. Oferecer muito líquido a criança, é fundamental para que ela não fique desidratada. É importante também que os pais ou responsáveis pela criança, fiquem atentos aos sinais da desidratação como choro sem lágrimas e pouca urina.

Em diarreias persistentes os líquidos oferecidos a criança não devem ser somente água, pois ela não repõe os eletrólitos perdidos, nesse caso é necessário oferecer os sais de reidratação oral disponíveis em farmácias. Outro cuidado que os pais devem ter, é quanto a duração da diarreia. Diarreias que durem mais de três dias devem ser tratadas com o médico, sendo que em qualquer momento que a criança apresentar uma piora do seu estado de saúde, ela deve ser conduzida ao médico, independente de quantos dias a criança está com diarreia.

No caso de diarreias provocadas pelo uso de antibióticos, é necessário repor a flora intestinal da criança. Para isso os lactobacilos vivos presentes em alguns leites fermentados podem ajudar, caso isso não seja suficiente, existem medicamentos específicos para combater esse tipo de problema, no entanto esses medicamentos devem ser receitados pelo médico.

Associado a ingestão de líquidos, uma dieta constipante também pode ser uma boa maneira de curar a diarreia em casa. Alimentos como arroz, canja de galinha, suco de goiaba, biscoito salgado e maçã podem ser bons aliados. Caso a criança ainda esteja sendo amamentada, é importante que a amamentação continue, pois ela ajuda a melhorar o estado de saúde da criança.

Prevenção da diarreia infantil

Como forma de prevenção dessa doença, é importante que os pais e responsáveis pela criança lavem bem os alimentos que serão oferecidos a mesma. Além disso, o cuidado com a higiene na hora de preparar as refeições é fundamental para que a saúde seja preservada.  Realizar exames de fezes uma vez por ano, evita que a criança apresente diarreias constantes devido a presença de parasitas intestinais.