Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Anemia em crianças

A anemia é um problema frequente nas crianças do país, é comum encontrar uma criança aparentemente saudável e até mesmo acima do peso com anemia. Os dados disponíveis de anemia em crianças são considerados alarmantes, visto que aproximadamente 50 % das crianças menores de três anos desenvolvem ou já desenvolveram a doença.

O ferro é um mineral importantíssimo, durante a infância sua ausência pode provocar dificuldades no crescimento físico e no desenvolvimento mental. O ferro é importante também durante toda a vida do indivíduo pois ele participa da formação da hemoglobina que é uma proteína necessária para o bom funcionamento do organismo.

As causas da anemia em crianças são diversas, entre elas pode-se destacar:

Dieta pobre em ferro – Uma alimentação pobre em alimentos fontes de ferro, é a principal causa de anemia em crianças. Nessa fase (até os três anos) onde o número de crianças com anemia é alto, pode-se constatar, na maioria das vezes, uma alimentação muito rica em leite. No entanto, o leite é pobre em ferro o que favorece o surgimento da anemia.

Alguns parasitas intestinais também podem provocar anemia, assim como também a ausência da vitamina B12.

Os sintomas da anemia quando esta é leve ou moderada, pode muitas vezes passar despercebido pelos pais. No entanto, pode-se notar fraqueza, sonolência, falta de apetite, mucosas pálidas entre outros. Nos casos mais graves pode-se observar um aumento na frequência cardíaca, uma irritabilidade excessiva e repetidas infecções.

Através de um hemograma o médico pode diagnosticar a anemia, nos casos de anemia já instalada na criança faz-se mecessária a suplementação de ferro geralmente até 3 meses que é quando os níveis de hemoglobina ficam estáveis. É necessário também incluir alimentos fontes de ferro na dieta da criança para que o quadro de anemia não retorne.

Dicas:

Fazer com que a criança participe do almoço com toda família pode mantê-la longe da anemia. Muitas crianças não almoçam o suficiente e em alguns casos as mães oferecem a mamadeira com leite para complementar a refeição, esse hábito contribui muito para a anemia, pois além do leite ser pobre em ferro, o cálcio presente no mesmo atrapalha a absorção do ferro. Oferecer após o almoço frutas como laranja e outras que sejam fontes de vitamina C potencializa a absorção do ferro e combate a anemia em crianças.