Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Nutrientes essenciais na gravidez

A gestação é um período onde a mulher e o feto necessitam de nutrientes essenciais para que todo processo seja realizado com sucesso para mãe e filho. O peso ao nascimento do bebê é um fator importante para o desenvolvimento físico e mental da criança. Em cada fase da gestação, o bebê cresce e se desenvolve, a alimentação auxilia facilitando todo o processo gestacional.

Nutrientes essenciais na gravidez:

  • Ácido fólico – Na fase inicial da gravidez,o ácido fólico e a vitamina B9 são importantes para evitar defeitos no tubo neural que está em formação. Nesse período a maioria dos médicos recomendam a suplementação de ácido fólico devido sua importância para o feto. Alimentos como vegetais verde escuros, grãos integrais e feijão são fontes de ácido fólico.
  • Ferro – Durante todo o período de gestação o aumento do consumo de alimentos que contenham ferro é essencial. Pois durante essa fase, o organismo necessita de uma maior quantidade desse mineral que produz hemácias e células vermelhas, além de transportar o oxigênio. A recomendação nutricional de ferro para as grávidas é alta, 15mg a 30 mg de ferro por dia. Os alimentos fonte de ferro são carnes, gema de ovo, leguminosas (ervilha, feijão). Em alguns casos o médico prescreve uma suplementação de ferro.
  • Fibras – É importante lembrar que com o passar do tempo de gestação, o trânsito intestinal fica mais lento e as grávidas tendem a apresentar prisão de ventre. Para evitar esse problema recomenda-se o aumento do consumo de alimentos fribrosos, aumentar a ingestão hídrica também é importante. Frutas, verduras e legumes são boas opções de fonte de fibras.
  • Cálcio – O cálcio é um nutriente importante durante todo o período de gestação, ele fortalece os ossos do feto além de auxiliar na saúde da mãe. Pois quando esse mineral encontra-se em pequenas quantidades no sangue da mãe, o feto retira o cálcio das reservas da gestante podendo levá-la a ter unhas fracas e queda de cabelos. Esse mineral também irá auxiliar na saúde mental da mulher, evitando a depressão pós parto e o parto prematuro.
  • Vitaminas e minerais – As vitaminas e minerais em geral são essenciais para o desenvolvimento saudável do feto. Elas ajudam a manter a saúde da gestante através do aumento da defesa do organismo e o contribuem para o desenvolvimento do bebê.
  • Ômega 3 – A ingestão de alimentos que contenham ômega 3 é importante, pois auxilia no combate a depressão pós parto, no controle da pressão arterial, reduzindo os riscos de pré-eclâmpsia além de evitar a elevação do colesterol ruim na corrente sanguínea. Fontes de ômega 3: frutos do mar, frutas oleaginosas e semente de linhaça.

É importante lembrar que durante o período gestacional a mulher inevitavelmente irá ganhar peso, no entanto uma alimentação saudável sem cometer excessos ou privações; reduzirá o risco de obesidade na gestante além de garantir a saúde do bebê.