Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Comer bem durante a gravidez

Muitas pessoas ainda pensam que a gravidez significa comer por dois. Embora isto seja verdade até certo ponto, você não precisa dobrar a quantidade de alimentos que você consome. O importante é que a gestante apresente uma alimentação saudável com os tipos de alimentos certos que irão beneficiar ela e o crescimento do bebê. Há muitas maneiras da gestante compor a dieta com nutrientes extras sem escolher os alimentos errados, pois o importante é comer bem durante a gravidez.

  • As mulheres grávidas precisam de muita proteína. Os aminoácidos na proteína formar os blocos de construção de células no corpo, incluindo as do bebé. É também necessário para o desenvolvimento do cérebro. A proteína é sempre importante, mas especialmente durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez. É importante comer proteínas saudáveis, como a carne vermelha magra, peixe, aves, ovos e até mesmo tofu.
  • O ferro é vital na prevenção da anemia ferropriva na gravidez. Ele ajuda a transportar o oxigênio pelo corpo e para o desenvolvimento do bebê. Você deve tomar um suplemento de ferro durante toda a gravidez. No entanto, também é importante comer alimentos ricos em ferro. Os exemplos de alimentos ricos em ferro são espinafre, brócolis, repolho e carne vermelha magra.
  • Durante a gravidez tenha certeza de que você está comendo uma dieta variada que inclua todos os grupos alimentares. Claro, você pode sentir vontade de comer mais frutas em um dia ou outro, mas tente não eliminar grupos inteiros.
  • Sua dieta deve incluir grande quantidade de frutas, legumes, proteínas magras, cereais integrais e laticínios. Use pouca gordura e coma variedades, sempre que possível. Não evite gorduras, pois elas são importantes para você e para o bebê, então use com moderação as gorduras boas, como azeite, óleo de canola e abacates.
  • Pergunte ao seu médico sobre bons suplementos vitamínicos durante a gravidez. Essas vitaminas são necessárias, porque vão preencher as lacunas com nutrientes que você não pode obter o suficiente, como o ferro e ácido fólico. Algumas vitaminas pré-natais também podem ser utilizadas após o nascimento do bebê, durante os meses de aleitamento materno.
  • Deve-se ressaltar que a gravidez é um período em que a mulher realmente ganha peso, então dietas restritivas e hipocalóricas são proibidas neste período. A gestante realmente precisa de uma dieta rica em calorias, essas calorias são em grande parte as calorias extras que o bebê utiliza para o seu desenvolvimento. No entanto, certifique-se de adquirir uma dieta saudável.
  • Finalmente, você provavelmente terá que lidar com os desejos da gravidez. Estes desejos podem ser divertidos, desde que possam ser facilmente adquiridos! Mas tome cuidado se você tiver ânsia de comer alimentos, como rosquinhas ou doces. As calorias extras que esses alimentos fornecem apenas adicionam quilos a mais. Claro que há momentos em que você vai ter o desejo de comer bolos, sorvetes ou chocolate! Basta lembrar-se de fazê-lo com moderação. Uma boa alternativa é a fruta, que é doce e alivia a fome entre as refeições.

Como você pode ver, a gravidez é definitivamente um momento em que você vai precisar de calorias e nutrição para manter seu bebê crescendo adequadamente e para garantir a sua boa saúde! Uma boa ideia é consultar seu médico sobre o tipo de dieta que você deve seguir. Em seguida, adicione essas dicas à orientação médica, e você terá um bebê saudável e também ficará saudável o suficiente para conseguir suportar todas aquelas noites sem dormir que estão por vir!