Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Amamentar emagrece

Durante a gravidez, geralmente a mulher engorda, pois o bebê necessita absorver nutrientes consumidos pela mãe durante as refeições. Dessa forma, a mulher passa a consumir mais para suprir as necessidades dela e da criança, contribuindo para o aumento do peso. Algumas mulheres conseguem perder os quilos adquiridos durante a gravidez após o parto com atividades físicas e regime, outras precisam se esforçar mais para voltar a ter as mesmas medidas de antes da gravidez. Uma dúvida que sempre surge na cabeça das mamães é se amamentar ajuda a perder peso. Sendo assim, vale ressaltar a importância da amamentação para o corpo da mulher e os benefícios que isso causa a ela.

Benefícios de amamentar

Amamentar emagrece, pois ao produzir o leite materno, o corpo gasta muita energia. Durante o tempo de amamentação, a mulher consegue emagrecer até 2 quilos por mês. Porém para que isso ocorra, é necessário seguir uma dieta, evitando o consumo de gorduras. Além da perda de peso, esse ato fornece outros benefícios para a mulher como:

  • Após o parto, é comum acontecer sangramentos uterinos, podendo causar hemorragias e consequentemente anemias. Quando a mulher amamenta o seu filho, esse sangramento é controlado. Isso permite que o útero volte ao tamanho normal, evitando o surgimento dos problemas citados;
  • O ato de amamentar, no longo prazo, previne o aparecimento de diabetes, câncer no útero e nas mamas. Além disso, evita problemas como a osteoporose.

Além dos benefícios para a mãe, o leite materno, durante os primeiros 6 meses de vida da criança, é o único alimento recomendado, contendo todos os nutrientes necessário para manter a saúde do bebê.

Apesar de diversos estudos comprovarem que o ato de amamentar só traz vantagens para a mãe e para o bebê, ajudando a perder peso, muitas mulheres não acreditam nisso, achando que é um mito. No entanto, é possível sim emagrecer durante a amamentação. Para isso é importante seguir algumas dicas:

Como emagrecer amamentando

Para conquistar uma silhueta mais afinada após o parto é preciso seguir algumas regrinhas básicas. Amamentar pode emagrecer, no entanto é preciso fazer algumas dietas para conquistar o resultado esperado. Sendo assim, há algumas maneiras de ajudar a conseguir um corpo mais magro:

  • Evite consumir alimentos muito calóricos ou com gorduras, pois assim, ao invés de emagrecer, a pessoa conseguirá aumentar seu peso ainda mais;
  • Alimente-se adequadamente, consumindo muitas frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde do organismo da mulher;
  • Ingira todos os nutrientes essenciais para manter a saúde do corpo, pois ao amamentar, esses nutrientes serão transmitidos para a criança, permitindo que ela possa crescer de forma saudável;
  • Não abuse de doces e sal, pois o açúcar, além de engordar, aumenta a glicose, podendo ocasionar problemas sérios como a diabetes. O sal pode acarretar o aumento da pressão arterial da mulher e prejudicar a saúde do bebê;
  • Beba muita água, pois assim o corpo da mãe e da criança permanecerá hidratado;
  • Nunca ingira bebidas alcoólicas, pois essas bebidas trazem malefícios para a saúde de ambos e aumentam o peso corporal.

Quando a mulher amamenta e segue uma dieta, mas mesmo assim não consegue perder peso, é fundamental procurar ajuda médica para verificar o real problema e se diagnosticada alguma doença tratá-la da melhor maneira possível, sem acarretar prejuízos.

 

 Por Danielle Pereira