Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos que não podem faltar na dieta da gestante

A gestação é uma fase da vida da mulher, que o corpo necessita de nutrientes a mais para poder suprir as necessidades tanto da mãe quanto do bebê. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns alimentos que não podem faltar na dieta da gestante, segundo especialistas. Uma dieta saudável durante a gestação serve para evitar futuras complicações no desenvolvimento do bebê, além disso o peso ao nascer da criança é fundamental no desenvolvimento posterior da mesma além de evitar partos prematuros e abortos.

Muitas mulheres acreditam que a gravidez exige que elas se alimentem por dois. Na realidade a mulher precisa aumentar a sua ingestão calórica, no entanto isso não significa que ela precisa dobrar toda a sua dieta habitual. O peso durante a gravidez deve ser controlado, pois não é saudável uma criança nascer com excesso de peso, assim como também o baixo peso ao nascer representa vários riscos a saúde.

Alimentos que não podem faltar na dieta da gestante

Frutas ricas em fibras – As frutas ricas em fibras são essenciais para combater o intestino preso, algo tão comum entre as gestantes. Dessa forma, frutas como ameixa, mamão, manga, tangerina, entre outras devem ser consumidas diariamente.

Frutas fonte de vitamina C – Especialmente após o almoço é importante que a gestante consuma uma fruta rica em vitamina C. Entre as variedades de frutas ricas em vitamina C, temos: laranja, goiaba, tangerina, acerola e kiwi.

Carnes magras – O ferro presente nas carnes é essencial para o bom desenvolvimento do bebê. Dessa forma, deve-se optar por carnes mais magras, grelhadas, cozidas ou assadas ao invés de fritas. Consumir peixes também favorece uma grande oferta de nutrientes à gestante, além disso o consumo de peixes previne a depressão pós parto. A ingestão de fígado também é recomendada para gestantes, pois esse alimento apresenta uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais para uma boa gravidez.

Leite e derivados – O consumo de leite e derivados é importante para aumentar a oferta de cálcio na dieta da gestante. Quando a dieta da gestante é pobre em cálcio, o feto retirará das reservas maternas a quantidade de cálcio necessária ao seu desenvolvimento, dessa forma futuramente a mãe poderá desenvolver uma osteoporose por conta de uma baixa ingestão de cálcio na dieta habitual.

Verduras e legumes – Assim como as frutas, a ingestão de verduras e legumes favorece a oferta de fibras à dieta, além disso esses alimentos ajudam a aumentar a quantidade e variedade de vitaminas e minerais presentes na dieta.

Feijão e arroz – Essa mistura típica dos brasileiros, é importante pois fornece energia, fibras e aminoácidos essenciais. Na verdade o arroz e feijão são alimentos que se completam, ou seja, quando combinados eles fornecem aminoácidos essenciais para uma boa saúde.

Carboidratos – Os carboidratos não devem faltar na dieta da gestante pois eles fornecem energia. A gestante deve variar o consumo dos carboidratos, dando prioridade aos que são integrais. Pão, biscoito, arroz, macarrão, aveia e granola são alguns exemplos de carboidratos que devem ser consumidos por gestantes.

Considerações finais

É importante frisar que os alimentos que não podem faltar na dieta da gestante, foram escolhidos levando-se em conta uma gravidez saudável. A partir do momento que uma gestante tem uma gravidez de risco ou apresenta alguma patologia, ela deve solicitar um aconselhamento nutricional adequado e específico de acordo com o seu problema. Além disso, durante a gravidez, o uso de qualquer suplemento ou medicação, só deve ser realizado com supervisão médica.