Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Uma boa alimentação para reduzir o colesterol

Qualquer pessoa obesa sabe que, se possui maus hábitos alimentares, estará mais propícia a ter uma maior concentração de colesterol ruim em seu corpo, principalmente quando se encontra em obesidade mórbida, isto é, com um peso muito acima daquele ideal para o seu organismo. Sendo assim, é muito importante a discussão sobre como desenvolver uma boa alimentação para reduzir o colesterol ruim, um dos grandes vilões responsáveis por vários problemas cardiovasculares.

Se você desenvolver uma dieta saudável, pode reduzir o colesterol ruim de forma realmente significativa e manter o seu colesterol bom em um nível saudável (sim, há um colesterol bom!). Assim como existem alimentos que aumentam o colesterol ruim, há aqueles que ajudam a diminuí-lo também. Neste artigo apresentaremos informações importantes sobre como mudar sua dieta para reduzir o colesterol (ruim, claro).

As nozes, por exemplo, são ótimos alimentos para começar uma nova dieta alimentar com o objetivo de aumentar os níveis de colesterol bom. Elas estão cheias de gorduras saturadas que ajudam a eliminar o colesterol ruim do sangue e também contém o colesterol bom que seu corpo precisa. As nozes são também boas para obtenção da proteína que você precisa sem todas as gorduras ruins que vêm com a maioria das carnes.

Outra forma de reduzir seu colesterol é adicionar alho à sua dieta. Entretanto, cuidado com temperos de alho prontos, pois eles não possuem os mesmos nutrientes e ainda apresentam uma quantidade elevada de sal. O que você precisa são os dentes de alho de verdade. Entretanto se você não consegue suportar o sabor de alho, você pode misturá-lo à sua alimentação em pequenas quantidades de forma a não sentir o seu sabor – lembre-se, é melhor ingerir uma concentração baixa de um alimento saudável do que não o ingerir de forma alguma, não é mesmo?

Alguns estudos apontam que o consumo de vinho de forma moderada pode ajudar no combate ao colesterol. Tomar um copo de vinho tinto a cada noite pode ser, assim, muito bom para ter um coração mais saudável. Ele contém antioxidantes que ajudam a remover o colesterol ruim do sangue. E também ajuda o corpo a reter a quantidade certa de bom colesterol. É importante lembrar, no entanto, que ter mais de dois copos de vinho tinto por noite vai realmente causar mais mal do que bem, de modo a manter a regra de um copo por noite ser a forma ideal para a sua saúde.

Ao fazer compras de supermercado, você pode ter notado que há inúmeros produtos que têm etiquetas com um símbolo de coração na caixa. Preste bastante atenção aos mesmos, pois esse símbolo geralmente indica que aquele alimento apresenta certos benefícios para o coração. Alguns produtos desse tipo incluem aveia e outros cereais integrais. Os cereais integrais são fundamentais para ter níveis saudáveis de colesterol, trabalhando em conjunto com outros alimentos saudáveis para melhorar sua saúde em geral.

Agora que você já leu este artigo, você pode ter aprendido algo legal sobre alimentos e como ter uma boa alimentação para reduzir o colesterol. A redução do colesterol possui inúmeras vantagens, como reduzir os riscos de desenvolver outras doenças geralmente associadas à obesidade mórbida.