Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Triglicérides

Triglicérides

Quando as pessoas fazem uma consulta a um profissional da área médica normalmente são requisitados exames para verificar como está  a saúde do paciente. Nesses exames geralmente estão incluídos a verificação do nível de triglicérides na corrente sanguínea  para saber se ele está acima do normal  ou mantem-se estável. Mas final o que quer dizer triglicérides e como uma taxa alta pode prejudicar o organismo humano? É o que veremos a seguir com mais detalhes.

Definição de triglicérides

Segundo profissionais especializados na área os triglicérides são na realidade gorduras que podem ser sintetizadas pelo próprio organismo, ou podem ser consumidas através dos hábitos alimentares que o indivíduo possui. Quando os triglicérides encontram-se com níveis elevados na corrente sanguínea assim como o colesterol LDL ou colesterol ruim, podem provocar grandes prejuízos à saúde humana, pois níveis altos de triglicérides no sangue estão invariavelmente relacionados com o surgimento de complicações nas coronárias.

Quando esse aumento da taxa de triglicérides está associada ao aumento de colesterol o risco tende a ser bem maior, por isso todos os indivíduos devem ser esclarecidos pelo profissional que os acompanham sobre  a importância da manutenção dos níveis de triglicérides dentro dos parâmetros considerados normais pelas comunidades científicas.

Importância dos triglicérides para o corpo humano

Os pesquisadores descobriram que as gorduras tem um importante papel no organismo humano pois é através delas que ele recebe energia que é de grande importância para a execução das atividades diárias dos indivíduos e elas também tem a capacidade de proteger os órgãos do corpo. O organismo dos seres humanos são isolados por uma espécie de capa de gordura que exerce a função de preservação do calor e manutenção da temperatura corporal.

Outra importante função da gordura é ajudar na absorção e também no transporte das substâncias A, D, E e K que são as vitaminas lipossolúveis. A forma de armazenamento de energia no corpo humano mais importante é realizada pelos triglicérides, que realizam no tecido muscular depósitos de tecido gorduroso. No entanto vale ressaltar que a gordura ingerida em excesso pelas pessoas se torna um risco à saúde delas. Por isso para ser considerado  dentro dos parâmetros de normalidade a taxa de triglicérides no organismo não deve passar de 200mg/dl de acordo com especialistas.

Para verificar o nível de triglicérides na corrente sanguínea é necessário que um profissional da área medica que acompanha a pessoa peça um determinado tipo de exame de sangue que deve ser realizado com regularidade não só para detecção dos níveis de triglicérides, como também para verificar a existência de outros tipos de alterações. Se comparado com o colesterol LDL o nível alto de triglicérides não causa tanto maleficio quanto o primeiro, no entanto quando há um aumento desse nível o fígado costuma transformar os triglicérides em colesterol, numa tentativa de auxiliar o restabelecimento do equilíbrio do organismo, no entanto acaba  assim criando duas graves complicações que precisam ser tratados de maneira adequada.

O aumento da taxa de triglicérides costuma ser assintomático ou seja, a pessoa não percebe  o problema de imediato. Porém quando há um aumento muito grande pode ocorrer episódios de tonturas ou zumbidos no ouvido causando uma sensação de mal estar. Se esses sintomas aparecerem é aconselhável que a pessoa procure um médico para que o exame de sangue que detecta a dosagem de triglicérides possa ser solicitado.

Tratamento para redução da taxa de triglicérides

De acordo com especialistas o tratamento efetivo para reduzir o alto nível de triglicérides na corrente sanguínea se baseia na redução da ingestão dos alimentos gordurosos, ricos em colesterol e em gordura saturada além  da prática com regularidade de atividades físicas, deve-se também evitar a ingestão de álcool e em casos mais graves utilização de medicamentos prescritos por um profissional da área médica.

Segundo especialistas em nutrição e nutrologia uma dieta apropriada para diminuir as taxas anormais de triglicérides seria: reduzir de maneira definitiva o consumo de alimentos ricos em gordura além de alimentos à base de açúcar; consumir preferencialmente grande quantidade de legumes e frutas nas principais refeições; ingerir alimentos ricos em fibra como por exemplo a aveia e a linhaça; excluir definitivamente da alimentação os queijos gordurosos e as frituras.

Vale ressaltar também que as pessoas portadoras de diabetes que apresentarem  níveis  de triglicérides aumentados devem controlar essa doença da melhor maneira possível através de um acompanhamento médico constante.

Por Salete Dias