Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Seis passos para uma nutrição balanceada

Independente de se ter um estilo de vida muito agitado ou mais calmo, o indivíduo sabe que precisa de energia ao longo do mesmo. E essa energia, claro, provém de sua alimentação, de sua nutrição. Entretanto, não basta consumirmos alimentos excessivamente de qualquer forma – agindo dessa forma, teremos outros problemas, como a obesidade, por exemplo.

Sendo assim, cuidar de nossa nutrição diariamente é uma tarefa essencial em nossas vidas – e muitos de nós estamos nesse exato momento a consumir alimentos não-saudáveis, ou seja, não cumprindo tal tarefa. Se você quer realmente manter-se em forma e saudável a fim de melhor desempenhar todas as suas atividades, aqui vão seis passos para uma nutrição balanceada de verdade:

Planeje suas refeições com antecedência

Quem não planeja o que irá comer e quando irá comer, acaba comendo muito e a todo momento, ou comendo os alimentos fora das proporções recomendadas pela pirâmide alimentar. Uma forma de resolver isso, claro, é planejando muito bem todas as suas refeições.

Comecemos pelo número de refeições: você deveria realizar 5 ou 6 refeições ao longo de todo o seu dia, sendo elas o café da manhã, almoço, jantar, lanches intercalando as refeições anteriores e um possível pequeno lanche antes de ir dormir, completando assim as seis refeições.

Para o café da manhã e o jantar, é importante não esquecer de consumir frutas, pão, leite e cereais. Esses alimentos são ricos em amido, fibras alimentares, cálcio e várias vitaminas e outros minerais. Claro, você não é obrigado a comer tudo em ambas as refeições, mas você precisa comer o suficiente segundo o recomendado pela pirâmide alimentar.

Para o almoço, é interessante o consumo de arroz e feijão acompanhado de alguma carne (preferencialmente peixe), uma salada e um pequeno copo de suco. Atenção: um pequeno copo de suco! Tomar muito suco durante as refeições não é interessante, principalmente para quem deseja perder peso.

Para os lanches, você pode servir-se de biscoitos integrais, frutas, suco e/ou iogurte. Pode adicionar outras opções também, mas fique tão longe quanto for possível de alimentos gordurosos ou com açúcar em excesso.

Vale lembrar, claro, que outros alimentos podem entrar também nessas refeições, como outros tipos de carnes, massas, verduras e legumes, entretanto é muito importante que sempre respeite a quantidade de porções recomendadas para cada grupo alimentar!

Leve uma lista de compras para o supermercado

E aqui está o melhor mecanismo para evitar aquelas “compras por impulso” que nos fazem colocar salgadinhos, refrigerantes e outras coisas pouco saudáveis em nosso carrinho de compras. Prepare em sua casa uma lista de compras contendo somente aquilo que realmente deve ser adquirido e, quando for ao supermercado, seja fiel à ela!

Geralmente são as compras por impulso que nos fazem levar a maior parte dos alimentos não-saudáveis que consumimos em casa, então se combatermos esse erro poderemos melhorar e muito nossos hábitos alimentares.

Evite sair com pessoas que comem exageradamente

Quando estamos ao lado de uma pessoa que come excessivamente, muitas vezes de forma inconsciente, acabamos por fazer isso também – e então comemos mais do que deveríamos.

Se você quer realmente ter uma nutrição melhor, você precisa primeiro eliminar o hábito de comer de forma exagerada e enraizar os bons hábitos alimentares, assim, quando você sair com tais pessoas, é bem mais provável que você esteja menos vulnerável ao “reflexo social” de comer mais.

Evite restaurantes que servem alimentos gordurosos

Outro ponto muito importante é a escolha de onde você come. Certos restaurantes são conhecidos por terem uma comida deliciosa. Às vezes, deliciosamente gordurosa, o que é um grande risco!

Fast foods como hambúrgueres, pastéis e pizzas, por exemplo, são uma grande tentação, não? Pois é, e são verdadeiras “bombas calóricas” que podem acabar com as chances de qualquer dieta para perder peso dar certo. Pense nisso na próxima vez que estiver procurando algum lugar para comer.

Reduza a quantidade de doces que você ingere

Muitos doces apresentam grandes quantidades de gordura em sua composição e mesmo aqueles que não a possuem são ricos em açúcares, que também são bastante calóricos. Em outras palavras, mesmo que você corte o consumo de alimentos gordurosos, o consumo de doces também pode ter um impacto negativo em sua vida, contribuindo com o ganho de peso, por exemplo.

Se deseja comer algo doce, que tal trocar os brigadeiros e beijinhos por uma salada de frutas? É deliciosa e muito mais saudável! Sempre há uma forma de comermos algo muito gosto e não causarmos um grande impacto à nossa saúde!

Aumente o consumo de fibras

Se você deseja perder peso, você deve consumir mais fibras alimentares, pois as mesmas ajudam a reduzir a absorção de gordura, facilitando assim a perda de peso. Se você não deseja perder peso, mesmo assim você deve consumir mais fibras, pois as mesmas favorecem o bom funcionamento do intestino, o que acaba sendo muito bom para o nosso organismo de forma geral.

Podemos encontrar fibras em diversos elementos, mas as melhores fontes são, com certeza, as frutas e verduras. Sendo assim, comer frutas bem como uma boa salada podem ajudar a adquirir a quantidade de fibras certa para o nosso corpo.

Dê ao seu corpo a alimentação certa de que precisa e possa estar certo que isso fará muito bem a você, não somente do ponto de vista físico, mas também da perspectiva fisiológica. Seguindo estes seis passos você poderá melhorar e muito a sua saúde e proporcionar-se mais bem-estar.