Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Seis maneiras para você se alimentar com saúde

Uma maneira de garantir que você está recebendo a nutrição adequada, muitas vezes é mudar a forma como você come. Comer alimentos saudáveis pode ser extremamente gratificante, mas também pode ser bastante difícil para os indivíduos que não estão acostumados a comer de forma correta.

Seis maneiras para você se alimentar com saúde

  1. Alimentos integrais – Os cereais integrais podem ajudar a regular o açúcar no sangue e acelerar a perda de peso. Os alimentos integrais possuem fibras que aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos ao longo do dia. Dessa forma, procure ingerir alimentos como arroz, macarrão, biscoitos; entre outros carboidratos em sua versão integral. Isso permite que você desfrute de uma dieta saudável, além de combater alguns distúrbios e doenças.
  2. Quando você come um pedaço de fruta em vez de apenas beber o suco, você está ingerindo muito mais vitaminas, minerais e fibras. Por exemplo, se você fosse preparar uma xícara de suco de maçã, você poderá utilizar quatro maçãs e desperdiçar todas elas. Em vez disso, você pode comer uma maçã e beber um copo de água. Além disso, na maioria dos sucos, o açúcar é acrescentado o que aumenta o seu valor calórico. Isso não significa que você não deve ingerir suco de frutas, apenas procure ingerir mais as frutas do que os sucos.
  3. Procure dá preferência aos legumes crus, pois dessa forma você obterá mais vitaminas e minerais essenciais. Por exemplo, quando os legumes e verduras são fervidos por muito tempo em uma grande quantidade de água, muito dos nutrientes que estão presentes neles, são perdidos na água da cocção. Claro que alguns alimentos como as batatas e as raízes devem ser cozidos, no entanto quando os alimentos podem ser consumidos crus, deve-se preferir ingeri-los dessa forma.
  4. Cuidado com os molhos. Você deve aprender a consumir vegetais sem que necessariamente eles estejam mergulhados em algum tipo de molho. Caso você só consiga ingerir esses alimentos dessa forma, procure optar por molhos mais saudáveis como os de tomate, por exemplo. Molhos caseiros feitos com ervas frescas e azeite também são boas opções. Caso você não esteja acostumando a saborear os alimentos ao natural, procure mudar o seu paladar e dessa forma optar por alimentos mais saudáveis e menos calóricos.
  5. Leia os rótulos. Isso é algo muito fácil e que todos deveriam estar fazendo. O alimento que você compra apresenta informações nutricionais importantes na parte de trás. Gaste os 20 segundos necessários para ler e entender exatamente o que você está trazendo para o seu cardápio. É um tempo bem aproveitado para evitar que alimentos não saudáveis entrem no seu carrinho de compras.
  6. Os lanches como biscoitos salgados e bolos podem fazer você se sentir bem por poucos segundos, porém é preciso perceber que possuem pouco ou nenhum valor nutricional. Além de açúcares simples, que irá imediatamente provocar picos de açúcar no sangue, esses alimentos possuem também uma grande quantidade de gordura armazenada, as comidas muito gordurosas ou doces não contém quase nenhum valor nutritivo.

É bom você decidir fazer uma mudança na maneira como você come. Mas uma vez que você decide fazer essa mudança deverá ser para sempre. É por isso que é tão importante poder encontrar e colocar em prática as informações adequadas. Se você se preocupa com o seu bem estar e qualidade de vida, procure seguir essas seis maneiras para você se alimentar com saúde.