Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Sedentarismo infantil

Com o aumento da obesidade entre as crianças faz-se necessário destacar a importância do combate ao sedentarismo infantil. A tecnologia e a comodidade da vida moderna contribuem sem dúvida para o crescente aumento do número de crianças que pouco se movimentam. Tempos atrás era comum as crianças irem à escola caminhando ou até mesmo de bicicleta, hoje observa-se que a facilidade de acesso aos transportes escolares diminui essa prática; outro aspecto importante a observar é a mudança que houve no estilo das brincadeiras realizadas pelas crianças, o que outrora resumia-se basicamente em brincadeiras de roda e pula corda foi substituido pelo jogos online e horas na internet ou televisão.

O que se observa aliado ao sedentarismo é o consequente aumento do peso e os problemas que ele pode gerar como hipertensão arterial e uma série de doenças cardiovasculares. A atividade física praticada na escola é sem dúvida uma importante aliada no combate ao sedentarismo infantil, praticar no mínimo duas vezes por semana alguma atividade física melhora muito a qualidade de vida da criança. Geralmente os pais tendem a radicalizar a dieta quando percebem que o filho está obeso, no entanto o incentivo a atividade física garante efeitos positivos na perda de peso sem prejudicar o crescimento e desenvolvimento da criança.

A influência dos pais no incentivo a prática esportiva é decisiva na vida dos filhos, tanto para que eles não sejam crianças sedentárias como também para que se tornem adultos ativos e saudáveis. Faz-se necessário destacar que um estilo de vida saudável não é alcançado apenas através de uma boa alimentação, a prática de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde e combate ao sedentarismo infantil.