Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Saúde e bem estar do idoso

Neste artigo traremos algumas dicas para auxiliar na garantia da saúde e bem estar do idoso, sabe-se que algumas alterações fisiológicas são normais durante esta fase, o sistema digestivo, a dentição, a dificuldade para se alimentar, o paladar, a absorção dos nutrientes entre  outros aspectos ficam muitas vezes comprometidos; logo, algumas mudanças no estilo de vida do idoso são necessárias para melhorar a sua qualidade de vida.

Algumas queixas como prisão de ventre, sensação de saciedade e dificuldades para se alimentar  são bem comuns na maioria dos idosos. Quando ele não comanda a sua própria alimentação é importante que o cuidador esteja atento as necessidades e limitações do mesmo. Para garantir a saúde e bem estar do idoso, é importante ficar atento a variedade da alimentação bem como preversar os hábitos alimentares do idoso; tentar impor um tipo de alimentação diferente da habitual ao mesmo pode contribuir para a indisposição alimentar.

O uso de medicamentos, alguns traumas ou cirurgias, enfim algumas doenças irão exigir uma maior demanda de energia por meio da alimentação, no entanto para o idoso saudável algumas recomendações são válidas, são elas:

  • Ingerir bastante água para manter a hidratação do organismo
  • Os carboidratos que são tão importantes como fonte energética podem ser consumidos em sua forma integral por aqueles que apresentam constipação intestinal
  • As frutas, verduras e legumes devem ser consumidos diariamente para garantir as vitaminas e os minerais ao organismo
  • O leite e os seus derivados bem como as carnes e leguminosas também devem fazer parte do cardápio do idoso, estes grupos de alimentos fornecem respectivamente o cálcio e o ferro tão necessários a saúde dos idosos
  • Os óleos e gorduras e os doces devem ser consumidos com moderação

Em alguns casos específicos será necessária a suplementação de cálcio, vitamina B12 entre outros minerais  para isso será necessária uma avaliação médica e nutricional. Para garantir a saúde e bem estar do idoso de forma efetiva é importante a avaliação de diversos profissionais de saúde como nutricionistas, geriatra e educador físico.