Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Riscos e benefícios da rápida perda de peso para atletas

Muitos indivíduos quando malham procuram obter um porte físico desejável que vai determinar a quantidade do seu peso corporal, no entanto quando se trata de atletas que competem em determinadas categorias esportivas como as artes marciais por exemplo, é necessário manter-se dentro de um peso exigido pelo esporte. No entanto, a maioria dos atletas apresentam um peso superior ao exigido pela categoria esportiva e poucos dias antes da pesagem para a luta são submetidos a uma rápida e brusca perda de peso, sendo que repõe boa parte desse peso até o dia da luta.

O MMA que é um esporte que cada dia mais ganha espaço no país, é um bom exemplo dessa realidade, já que dispõe de atletas que lutam e treinam com o peso bem superior ao de sua categoria. Por exemplo, um lutador que deve lutar na categoria de 66 quilos, consegue treinar com 77 quilos sendo que aproximadamente cinco dias antes da luta ele consegue apresentar 65 quilos. Sabe-se que muitas vezes as pessoas passam um mês ou mais para conseguir perder de dois a três quilos, no entanto como será que eles conseguem emagrecer cerca de dez quilos em cinco dias?

O passo que eles seguem para perder peso e conseguir lutar na categoria, é uma dieta extremamente restritiva além de se submeterem à desidratação. Cerca de um dia antes da pesagem que antecede a luta, os atletas tratam de não beber nenhum líquido, limitando-se apenas a molhar os lábios com água. Em alguns casos, quando o atleta é submetido a essa brusca perda de peso, o organismo pode apresentar algumas alterações e o atleta recebe recomendação médica para interromper o processo, no entanto esses casos são raros.

Riscos e benefícios da rápida perda de peso para atletas

Submeter-se a uma rápida perda de peso não é uma tarefa que deve ser praticada por qualquer pessoa, os atletas que passam por esse processo, são acompanhados por um nutricionista e também por outros profissionais de saúde e como já foi dito, quando ocorre qualquer alteração que represente risco a saúde do atleta o processo é interrompido. Claro que todo o processo depende do biotipo do lutador, por exemplo se ele tiver facilidade de perder peso, ele consegue fazê-lo com êxito e ainda consegue repor boa parte do peso perdido antes de entrar no ringue.

Os riscos eminentes na rápida perda de peso para atletas pode ser minimizado através da presença de profissionais de saúde que acompanham todo esse procedimento, já os benefícios, são que os atletas conseguem treinar mais fortes além de conseguirem obter boa parte do peso perdido no período após a pesagem e antes da luta.

Após a pesagem que antecede a luta, os atletas iniciam então o processo para retornar ao peso original e com o qual treinaram, nesse período existem diversas técnicas para repor o peso que vão desde a elevada ingestão de carboidratos, já outros optam por frutas e muito líquido sendo que existe até mesmo aqueles que optam por injetar soro na veia. Quando os atletas voltam para o peso que treinaram eles conseguem movimentar-se melhor dentro do octógono além de se tornarem mais fortes, dessa forma eles conseguem dentro de 24 horas praticamente repor todo o peso que foi perdido durante uma semana ou em menos dias e cerca de 70% do peso perdido é reposto em apenas um dia.

É realmente impressionante a quantidade de peso que os atletas perdem e ganham em tão pouco tempo, o processo de desidratação é muito perigoso para o organismo e só deve ocorrer com atletas que precisam perder muito peso em um período curto de tempo, além disso o processo deve ser monitorado por especialistas. Em geral, os atletas nunca conseguem repor todo o peso que foi perdido para conseguir apresentar-se dentro do peso limite exigido pela categoria, mas é necessário ganhar boa parte desse peso, o que significa cerca de 65% para que ele possa atuar de forma segura.

Pode-se perceber que a alimentação é a base tanto para a perda como para o ganho de peso, o mesmo serve para os indivíduos em geral que desejam emagrecer ou ganhar peso. Tudo será regido de acordo com a alimentação e determinação que o indivíduo apresenta, assim como os atletas é preciso ter disciplina tanto para perder como também para ganhar peso, no entanto qualquer um dos processos deve ser feito de forma cautelosa, afinal de contas não dispomos do metabolismo de um atleta.