Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Riscos do emagrecimento rápido

Para quem está acima do peso emagrecer rápido é sem dúvida um sonho, porém os riscos do emagrecimento rápido muitas vezes pode ser maléfico a saúde.

Com o desejo latente de perder peso muitos indivíduos acabam recorrendo a diversas dietas, no entanto essas atitudes acabam muitas vezes por comprometer o metabolismo do indivíduo levando-o a estaca zero, ou seja, o indivíduo acaba por adquirir novamente o peso que foi perdido.

Para emagrecer com saúde o ideal é procurar um profissional de saúde habilitado para prescrever uma dieta de acordo com suas necessidades nutricionais, arriscar-se em dietas muito rígidas é um erro cometido pela maioria dos indivíduos que desejam emagrecer. Na mídia em geral existem muitas propagandas com as “fórmulas mágicas” para o emagrecimento rápido, dietas super rígidas que acabam fazendo mal a saúde do indivíduo.

Emagrecer requer uma reeducação alimentar que consiste em estabelecer novos hábitos alimentares que irão perpetuar por toda a vida do indivíduo, aderir a prática de atividades físicas também deve fazer parte do novo plano de vida de quem deseja perder peso.

Na luta para alcançar o peso ideal é importante controlar a ansiedade e a pressa. Esses dois fatores que alteram o psicológico do indivíduo, pode atrapalhar bastante este processo. Muitas pessoas afirmam que conseguem perder peso com mais facilidade quando não estão ansiosas com o resulatdo da dieta. É preciso respeitar o nosso corpo e saber que emagrecer requer um tempo geralmente muito maior do que levamos para engordar.

Riscos do emagrecimento rápido

Além de todos os riscos que citamos acima, listamos algumas consequências do emagrecimento rápido:

  • Alterações no coração: Os batimentos cardíacos podem ser alterarados, levando ao desenvolvimento de uma taquiarrtmia atípica, quando o coração não responde a remédios
  • Pele Flácida: A falta nutrientes no corpo pode provocar flacidez na pele
  • Queda de cabelos e unhas fracas: Isto acontece quando a dieta é pobre em vitaminas, proteinas e zinco.
  • Cálculo na vesícula: O ácido urico na corrente sanguínea aumenta, desenvolvendo as famosas pedras nos rins que causa cólicas bem fortes
  • Doenças associadas a falta de minerais e vitaminas, como: anemia, escorbuto, problemas na visão além disso pode ocorrer o enfraquecimento do sistema imunológico levando a uma maior exposição do indivíduo a doenças e infecções

Danos psicológicos associados a perda de peso

Compulsão Alimentar: Quando uma pessoa adota dietas muito rígidas, a privação de alimentos durante o tempo da dieta pode levar a uma compulsão alimentar, e o indivíduo acaba ganhando peso muito mais rápido.

Frustração: Quando os indivíduos associam seus problemas emocionais ao excesso de peso, pode ocorrer uma futura frustação na vida do mesmo. Pois muitas pessoas continuam infelizes mesmo após adquirir o peso ideal.

Auto-imagem de gordo (a): Quando ocorre um emagrecimento muito rápido a pessoa ainda se acha gorda, mesmo tendo uma silhueta mais magra.

A importância de procurar um nutricionista para indicar o melhor tratamento a ser seguido para quem deseja emagrecer, previne diversas consequências de um regime mal elaborado que pode acarretar efeitos na saúde física e mental do indivíduo.