Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Geral Riscos das Dietas que Excluem Carboidratos

Riscos das Dietas que Excluem Carboidratos

Com o aumento do número de obesos em todo o mundo, várias dietas vem sendo apresentadas como soluções milagrosas para o problema. No entanto, os profissionais especializados na área de nutrição humana advertem para o perigo que algumas dessas dietas podem trazer ao organismo humano, em especial as que excluem totalmente os carboidratos da alimentação dos indivíduos.

Alimentação Saudável

Uma dieta considerada saudável é aquela composta de todos os nutrientes, que são essenciais ao organismo humano em uma dosagem equilibrada. Essa alimentação deve ser capaz de fornecer ao corpo humano quantidade suficiente de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas, fibras e gorduras.

Desse modo, qualquer regime que faça a exclusão de algumas dessas substâncias não terá um bom resultado para quem quer perder peso com saúde. De acordo com profissionais especializados, uma dieta balanceada pode ser composta de cinquenta por cento  de alimentos provenientes de carboidratos como massas, biscoitos, pães, frutas e cereais.

Por isso, dietas que preconizam a exclusão dos carboidratos devem ser vistas com restrições, pois  além de retirar da alimentação um nutriente importante para a saúde da pessoa, ainda favorece o consumo de gorduras e  proteínas em excesso comprometendo o equilíbrio nutricional. O consumo em excesso de alimentos à base de proteínas pode aumentar as taxas de ácido úrico pela sobrecarga da função renal.

Por outro lado o consumo em excesso de gordura, em especial a de origem animal, promove a  alteração das taxas de gordura na corrente sanguínea que não é benéfica ao organismo pois eleva os níveis do colesterol mau. Os indivíduos que estão acima do peso ou obesos apresentam maior risco de desenvolver o aumento do colesterol ou  triglicerídios, quadro conhecido como dislipidemia ou ainda diabetes do tipo 2 entre outras enfermidades.

Consequências do Pouco Consumo de Carboidratos

Os profissionais da área de nutrição informam que a baixa ingestão de carboidratos que são provenientes dos alimentos como os cereais integrais, as frutas, massas e pães tornam a dieta do indivíduo pobre em fibras, que são substâncias  muito importantes para o controle das taxas de gordura na corrente sanguínea e da glicemia, especialmente em pessoas portadoras de diabetes ou com taxas elevadas de colesterol.

O consumo de fibras também é essencial para o funcionamento intestinal da pessoa, pois a falta de fibras em uma dieta alimentar pode piorar os quadros de constipação intestinal o que favorece a uma inflamação de divertículo que  é um  fator considerado de risco para aquisição do câncer  de cólon.

Além disso, a baixa ingestão de carboidratos também afeta a massa muscular, já que são eles quem fornecem a energia necessária para a atividade muscular. Quando a pessoa perde peso em virtude da prática de exercícios físicos associados a uma dieta pobre em carboidratos pode ao invés de perder excesso de gordura, perder água e musculatura.

Estudos  sobre Exclusão de Carboidratos na Dieta

De acordo com estudos científicos que foram publicados inclusive em conceituadas revistas  médicas, as pessoas que se submetem às dietas que excluem os carboidratos da alimentação podem perder peso muito rápido mas recuperam os quilos a mais na mesma velocidade.

Normalmente, a  adoção dessa dieta é feita pelos indivíduos que desejam obter resultados rápidos e não se preocupam com a manutenção do emagrecimento a longo prazo, nem em manter o organismo saudável.

Reeducação Alimentar

De acordo com os especialistas, uma dieta que exclui os carboidratos não permitindo a ingestão de arroz, massas, frutas e pães, além do comprometimento fisiológico  e bioquímico que pode trazer ao organismo da pessoa não promove hábitos saudáveis de alimentação, pois a base da reeducação alimentar não é a exclusão de um ou outro tipo de alimento e sim as quantidades e combinações que precisam ser equilibradas.

Os indivíduos que costumam seguir as dietas da moda devem ter muito cuidado, pois muitas delas podem trazer riscos a sua saúde, além de favorecer as carências de nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo humano. O profissional especialista  em nutrição deve  ser consultado sempre que a pessoa desejar fazer algum tipo de regime de emagrecimento, pois ele está capacitado para orientá-la com planos alimentares compatíveis com sua necessidade nutricional.

As chamadas dietas da moda que são preconizadas, às vezes por pessoas formadoras de opinião, devem ser vistas com muita restrição pois elas não estimulam hábitos alimentares saudáveis que são essenciais para a perda de peso e sua  posterior manutenção.

Por Salete Dias

TopBack to Top