Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Recomendações Nutricionais no Climatério

Recomendações Nutricionais no Climatério

O climatério também conhecido como pré-menopausa é um período que acontece na vida de toda mulher em média três anos( Podendo variar de dois a quatro) antes da última menstruação. Essa fase é caracterizada pelos ciclos menstruais irregulares, redução das taxas dos hormônios estrógeno e progesterona que estão relacionados com a sexualidade, além de sintomas desagradáveis como as ondas de calor chamadas fogachos, suores noturnos, depressão, irritabilidade, redução ou perda da lubrificação da vagina, insônia e ansiedade.

Esses sintomas variam de intensidade conforme o organismo feminino e podem perdurar até doze meses depois da ultima menstruação. Diante desse quadro muitas mulheres devem estar pensando que chegar à fase do  climatério é sinônimo de enfrentar desconforto e vários problemas. No entanto, aí vai a boa noticia:

Esses sintomas podem ser reduzidos com a reposição hormonal adequada que deverá ser prescrita pelo médico, e algumas recomendações nutricionais feitas por um profissional especializado em nutrição ou nutrologia que também são de extrema importância para que as mulheres consigam transpor essa fase tão importante de suas vidas pois é o período que anuncia a chegada da maturidade para o sexo feminino.

Entendendo o Processo da Menopausa no Organismo Feminino

Quando a menstruação cessa por um período de doze meses consecutivos sem uma causa fisiológica ou biológica que justifique essa interrupção, é sinal que a mulher está na fase da menopausa, que é um processo natural caracterizado pelo final da fase de fertilidade com a produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona sendo comprometidos plea falência dos ovários.

A faixa etária onde se inicia a menopausa é normalmente entre quarenta e sessenta anos, porém isso vai depender muito do padrão de vida que  a mulher leva e dos fatores da genética. Por exemplo, segundo especialistas as mulheres viciadas em cigarro podem apresentar os sintomas da menopausa até dois anos antes do que as que não fumam.

Consequências do Período da Menopausa no Corpo Feminino

Em consequência da redução dos níveis do hormônio sexual estrógeno, a composição do corpo feminino e a textura da pele ficam afetadas ocorrendo a  perda de sua elasticidade e também dos vasos sanguíneos. Além disso, a massa muscular da mulher diminui e há um aumento do acúmulo de gordura na região do abdômen.

Em virtude da queda do estrógeno no corpo feminino,os níveis de triglicérides e colesterol  aumentam assim como a absorção de calcio pelos ossos fica comprometida resultando em riscos do aparecimento de osteoporose e enfermidades cardiovasculares.

Recomendações Nutricionais Para Essa Fase

Para enfrentar esse período biológico natural na vida da mulher é necessário a Terapia de Reposição Hormonal que deve ser discutida com o especialista que está fazendo o acompanhamento da mulher pois cada organismo é único. Sendo assim a terapêutica que surtiu um bom efeito em uma mulher pode ser ineficaz na outra, e o papel do médico ginecologista é selecionar dentre as opções apresentadas a  que melhor supra as necessidades de sua cliente.

No entanto, se a reposição hormonal for associada com uma alimentação específica para essa fase, a mulher terá muito mais sucesso no combate aos sintomas indesejáveis do período do climatério. Os profissionais de nutrição e nutrologia recomendam a seguinte dieta nessa fase:

  • As mulheres devem aumentar nesse período a ingestão  de alimentos que sejam ricos em cálcio como soja, leite de preferência desnatado e os seus derivados para fortalecer os ossos;
  • Alimentos ricos em ferro como carnes, por exemplo não devem ser consumidos em conjunto com alimentos que contenham cálcio para que a disponibilidade desse nutriente em ser absorvido pelo organismo possa ser melhorado;
  • As refeições devem ser feitas com alimentos pobres em colesterol e gordura saturada para reduzir o risco de enfermidades cardíacas;
  • As mulheres no climatério devem evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e restringir o consumo das cafeinadas como, chá mate, guaraná, coca-cola e chá preto entre outros.

Seguindo essas recomendações nutricionais e fazendo a terapia de reposição hormonal, as mulheres quando chegarem  na fase do climatério conseguirão viver de uma forma saudável e com uma boa qualidade de vida. Vale ressaltar que a mulher nesse período deve ser acompanhado por profissionais especializados que prescrevam o melhor tratamento e uma boa nutrição.

Em alguns casos, por ser um período de transição que envolve alguma perdas, um especialista em psicologia também pode ser procurado para revelar os ganhos que a fase do climatério também pode trazer para todas as mulheres.

Por Salete Dias