Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Recomendações Nutricionais na Menopausa

O corpo da mulher durante o período da menopausa sofre várias mudanças pela baixa da produção do hormônio estrógeno e consequentemente há o aumento dos níveis de colesterol e glicérides na corrente sanguínea. Além disso, a absorção de cálcio pelos ossos também sofre alteração podendo ocorrer a osteoporose  e podem surgir também complicações cardíacas.

Por isso é necessário que a mulher procure um especialista na área médica que a oriente sobre como minimizar os efeitos da falta de estrógeno no seu organismo, além de consultar nutricionistas que faça as recomendações nutricionais para esse período.

Nessa fase que toda mulher vai passar em algum momento de sua vida alguns cuidados são essenciais. O Primeiro deles é a TRH(Terapia de Reposição Hormonal) cujos riscos e vantagens devem ser discutidos com o profissional que está fazendo o acompanhamento clínico da mulher.

Outra providência saudável é abandonar o tabagismo, além de praticar exercícios físicos aeróbicos que vão auxiliar na manutenção do peso, reduzindo também  a pressão arterial prevenindo  a osteoporose ,através do fortalecimento da parte óssea  bem como as cardiopatias. O clínico responsável por fazer o acompanhamento da mulher no período da menopausa deve monitorar os níveis de triglicérides, glicemia, colesterol e pressão arterial.

Orientações Nutricionais

Os especialistas em nutrição e nutrologia recomendam que uma boa  alimentação no período da menopausa na mulher é de extrema importância para minimizar os efeitos desagradáveis que essa fase provoca na mulher. Eles recomendam uma redução na alimentação de cerca de duzentas a quatrocentas calorias por dia  com alimentos pobres em gorduras, sódio e açúcar e ricos em água, grãos, vegetais, frutas e fibras.

Segundo especialistas a vitamina D e o Cálcio deve ter um consumo minimo diário de 1200mg no caso do cálcio e 400UI no caso da vitamina D. Para atingir esse parâmetro basta consumir alimentos como soja, leite desnatado e derivados que são excelentes fontes de cálcio.

Outra orientação que pode contribuir muito para redução dos riscos de complicações cardíacas são as dietas com teores baixos de colesterol e gordura saturada, com a inclusão na alimentação de vinte e cinco gramas de proteína de soja por  dia.

Substâncias Presentes na Soja

Pesquisas científicas sobre o efeito do fitoestrógenos e isoflavonas no corpo humano que são substâncias presentes na soja e são usadas na terapia de reposição hormonal, pois possuem uma semelhança com a estrutura do estrógeno, ainda não tiveram seus estudos conclusivos até o momento.

Porém muitos especialistas orientam seu consumo as suas pacientes pois há algumas evidências  que comprovam que essas substâncias conseguem amenizar as fogachos ( ondas de calor  que a mulher sente no período da menopausa) e também, ajuda na redução das taxas de colesterol.

Vale ressaltar que somente os profissionais especialistas em medicina podem prescrevê-las para suas clientes, pois os produtos derivados de isoflavonas, tem o registro obrigatório na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e por isso mesmo não podem ser utilizados de maneira indiscriminada, somente com acompanhamento médico.

Recomendações de Ingestão de Bebidas

Em virtude de ser um período em que a mulher precisa ter mais cuidado com sua saúde em virtude das alterações hormonais que ocorrem. Além de uma alimentação adequada recomendada por profissionais especializados em nutrição e também por especialistas em nutrologia, outros cuidados  dessa vez com o que a mulher ingere nesse período devem ser tomados.

Por exemplo, se ela tiver o hábito de ingerir bebidas alcoólicas deve tentar evitar esse consumo nessa fase, pois consumir álcool principalmente em excesso é prejudicial a mulher em qualquer fase, bem como também indivíduos do sexo masculino.

Outras bebidas que segundo os profissionais especializados devem ser evitadas pelas mulheres no período do climatério são as de origem de cafeína, ou como são conhecidas bebidas cafeinadas como por exemplo, chá mate, chá preto, refrigerantes derivados de cola,  guaraná e principalmente o café que é muito consumida pela população brasileira feminina em geral.

Procurando sempre um acompanhamento médico e consultando sempre um profissional de nutrição para fazer as recomendações nutricionais que devem ser feitas no período da menopausa, as mulheres maduras que estão vivenciando essa fase conseguirão com certeza, passar esse  período  de maneira calma e tranquila , sem desconfortos e  com um organismo saudável usufruindo dos benefícios que uma boa alimentação pode trazer ao organismo humano.

Por Salete Dias