Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Qualidade da alimentação

A qualidade da alimentação é fundamental para uma vida saudável. Os alimentos consumidos são responsáveis por fornecer energia e todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, dessa forma quando consumimos alimentos que atendem as necessidades nutricionais do organismo, estamos contribuindo para a prevenção de doenças e consequente manutenção da saúde; da mesma forma, quando ingerimos constantemente alimentos que agridem o organismo, estamos contribuindo para que o mesmo adquira diversos problemas de saúde.

Na maioria das vezes as pessoas conhecem quais são os alimentos considerados saudáveis, no entanto encontram dificuldades em trazer esses alimentos para o consumo diário. Isso ocorre porque a maioria dos alimentos preferidos pelas pessoas são fontes de gorduras e açúcares, logo outros tipos de alimentos que são considerados saudáveis não são aprovados pelo gosto popular.

Importância da alimentação

A alimentação é responsável por garantir as substâncias necessárias a vida. A oferta de nutrientes como vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras, proteínas entre outros são obtidos através dos alimentos, e sem a presença desses nutrientes no organismo, as funções vitais são prejudicadas. Os alimentos são responsáveis também por promover o funcionamento adequado dos sistemas: nervoso, muscular, digestivo, respiratório, enfim, de todos os sistemas presentes no nosso organismo. Além disso, a alimentação é fundamental para evitar o surgimento de doenças; através dos nutrientes, principalmente das vitaminas e minerais conseguimos obter um sistema imunológico fortalecido e pronto para combater diversos tipos de doenças.

Vale lembrar que a alimentação é algo que deve ser tratado de forma individual, pois mesmo que um alimento seja considerado saudável, ele pode prejudicar o organismo do indivíduo que apresente alguma alergia ou intolerância ao mesmo. Por exemplo, o leite e derivados são alimentos que devem ser consumidos diariamente, no entanto alguns indivíduos apresentam alergia ou intolerância a esses alimentos e dessa forma não podem consumí-los.

Alimentação saudável

Caso você seja alguma dessas pessoas que não possuem uma alimentação saudável nunca é tarde para começar a colocar esse hábito em prática. Muitas das vezes é necessário uma reeducação alimentar, pois a alimentação saudável é algo que deve ser incorporado ao cotidiano do indivíduo para o resto da sua vida. A reeducação alimentar não é algo fácil de compreender, para isso o nutricionista é o profissional habilitado para ensinar o indivíduo como se alimentar de maneira saudável, de forma que essa atitude se torne um hábito.

Os alimentos fontes de carboidratos devem sempre fazer parte da alimentação diária do indivíduo, a energia que o corpo necessita para viver deve ser fornecida através dos alimentos fontes de carboidratos. É importante evitar o excesso de qualquer nutriente por mais que ele seja considerado saudável, o equilíbrio alimentar é fundamental na manutenção da saúde. Os carboidratos também podem ser encontrados na versão integral, dessa forma é importante incentivar o consumo desses alimentos, pois além de fornecerem energia eles também fornecem fibras.

Assim como os carboidratos, as proteínas e as gorduras também devem  ser ingeridas com equilíbrio em uma dieta saudável. A maior fonte de vitaminas e minerais obtida através da alimentação é fornecida pelas frutas, verduras e legumes; por isso é tão importante apresentarmos um consumo satisfatório desses alimentos. As vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do corpo e além disso apresentam em sua constituição substâncias que promovem o fortalecimento do sistema imunológico, tornando o indivíduo fortalecido contra o aparecimento de doenças.

Algumas orientações como evitar o excesso de frituras, açúcares, refrigerantes, alimentos gordurosos e comidas prontas (industrializadas) são importantes para quem deseja manter uma dieta saudável. Quando o indivíduo deseja um plano alimentar com a disposição dos alimentos que devem ser ingeridos, ele deverá consultar-se com um nutricionista que fará esse plano de acordo com as necessidades nutricionais apresentadas por ele. É importante nunca recorrer a uma dieta já pronta para outra pessoa, pois nesses caso as suas necessidades nutricionais não foram consideradas.