Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Qualidade da alimentação da população brasileira

A situação nutricional no Brasil passou por diversas alterações, inicialmente a nutrição buscava resolver o problema da desnutrição, hoje em dia a nutrição procura combater o sobrepeso e a obesidade e os problemas relacionados a ela. Dessa forma, atualmente a nutrição busca formas de combater e controlar a obesidade crescente em todo mundo, para isso é necessário mudar a qualidade da alimentação brasileira através de medidas que devem ter início ainda na infância para que possam ser perpetuadas até a vida adulta.

Os estudos e pesquisas atuais giram em torno do problema da obesidade, que é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal e que promove uma série de outras doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, tromboses entre outras. Mesmo na população de baixa renda pode-se encontrar diversos indivíduos dentro do IMC de obesidade, isso comprova que cada dia mais extingui-se a desnutrição que dá lugar a obesidade. As duas situações tanto de obesidade quanto de desnutrição são consideradas de risco e requerem tratamento, o correto e saudável é que o indivíduo possa manter-se dentro do IMC de eutrofia, ou seja, dentro do seu peso ideal.

Obesidade e desnutrição

A obesidade atinge tanto crianças quanto adultos e cresce rapidamente em todo o mundo. O que se pode observar é que diversas pessoas que estão obesas encontram-se desnutridas quanto a falta de nutrientes, isso porque a maioria dos obesos consomem uma grande quantidade de alimentos gordurosos ou açucarados e que possuem poucas vitaminas e minerais. Alimentos como refrigerantes, massas e frituras em excesso são itens presentes constantemente no cardápio de indivíduos obesos, isso faz com que a pessoa adquira uma grande quantidade de peso corporal e uma consequente deficiência em vitaminas e minerais.

Entre as crianças o problema da obesidade é muito preocupante, uma boa parte da população infantil encontra-se obesa e com deficiências nutricionais. Da mesma forma que elas apresentam deficiências de nutrientes, elas apresentam excesso de outros como sódio, gordura e açúcar. Esses nutrientes que estão em excesso são capazes de gerar uma série de doenças que vem associadas à obesidade e ao sedentarismo.

A população brasileira encontra-se cada dia mais sedentária e com escolhas alimentares equivocadas.  Sem dúvida o interesse da população por uma alimentação saudável existe e é conhecido, no entanto colocá-la em prática torna-se um problema difícil. Isso é justificado pelo fato de que comer é uma forma de prazer que muita das vezes está associado às comemorações e aos momentos felizes. Deve-se salientar que é necessário trazer alimentos saudáveis para o nosso cotidiano e até mesmo para os momentos alegres da vida, momentos estes que geralmente são regados de guloseimas, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos.

Melhorando a qualidade da alimentação

É preciso melhorar a qualidade da alimentação da população brasileira, isso não significa dizer que o indivíduo terá que excluir os alimentos que gosta da dieta. Na verdade, todos os alimentos podem ser consumidos desde que haja moderação. Uma alimentação saudável deve conter uma grande variedade de frutas, verduras e legumes diariamente, além desses alimentos ajudarem o indivíduo a perder peso, eles contribuem para que não haja uma deficiência de vitaminas, minerais e fibras no organismo. Quando a pessoa encontra-se obesa e apresenta deficiências nutricionais, ela provavelmente consome muito pouco esses alimentos que são considerados extremamente saudáveis ao organismo, pois atuam na prevenção de diversos tipos de doenças.

Além das frutas, verduras e legumes é necessário consumir outros alimentos que contenham carboidratos, proteínas e gorduras, no entanto toda a dieta do indivíduo deve ser realizada com moderação. Para uma dieta específica é necessário consultar um nutricionista que irá elaborar um plano alimentar de acordo com as necessidades individuais do paciente.

O consumo alimentar inadequado fica evidente nas pesquisas e estudos realizados com a população brasileira, por isso que a nossa população encontra-se cada dia mais obesa. Para reverter essa situação é preciso medidas de intervenção nutricional que visem melhorar a qualidade da dieta bem como proporcionar o estímulo a prática de atividades físicas.