Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Principais cuidados com a saúde

Câncer, obesidade, alcoolismo, são alguns dos poucos problemas de saúde que visualizamos no mundo. São conhecidos como doenças da modernidade. Ou seja, infelizmente são os problemas de saúde que mais se alastra em todo o mundo. E para isso é necessário que nós estejamos bem alertados sobre os riscos que a nossa saúde enfrenta. A fim de ter conhecimento para poder tomar atitudes que possam reverter alguns problemas, é que discutiremos neste artigo os principais cuidados com a saúde.

Começaremos por um problema de saúde que preocupa a maioria da comunidade composta por especialistas da área de saúde. Este problema é a obesidade, que desafia médicos e nutricionistas. Onde um dos principais fatores responsáveis por essa situação, são a correria e a pressa do cotidiano atual, que resulta em menor tempo e conscientização para selecionar alimentos e hábitos saudáveis, como a ingestão de alimentos ricos em proteínas, minerais, vitaminas e fibras por exemplo.

Outro fator para cuidar da saúde, diz respeito ao desenvolvimento e expansão da obesidade, e está relacionado a existência do sedentarismo na maior parte da sociedade, isso devido também aos avanços tecnológicos que oferecem recursos e funcionalidades que não necessitam de esforços físicos. Mas não é só a este fator que a ausência de exercícios físicos está vinculada. O outro ponto dá-se por conta da inexistência de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida da pessoa.

A solução para este problema não é tão simples quanto se imagina, é necessário que tenha um tratamento especializado para a reeducação alimentar e prática de atividades físicas para um obeso. Evitando comer alimentos que apenas abastecem ou suprem o prazer do paladar, mas que não fornecem ou repõe as necessidades nutritivas para o nosso corpo.

Os cuidados com a saúde relacionado a qualidade de vida, incluem além de evitar a obesidade, ter uma boa noite de sono, controlar o estresse com atividades que dão prazer como exercícios físicos ou ter momentos de lazer com a própria família.

A ingestão das vitaminas dos grupos A, B, C e D, entre as outras são grandes auxiliadoras na prevenção de problemas de saúde. A vitamina A age como um antioxidande no nosso organismo, isto é, combate os radicais livres que são células que aceleram o processo de envelhecimento do corpo humano.

Já a vitamina B é responsável pela manutenção saudável da mente, e previne contra doenças de origem digestivas, dermatológicas e neurológicas. A vitamina C, é o famoso ácido ascórbico, que é um nutriente importante para composição das reações metabólicas do organismo.

E por fim a vitamina D, que tem como principais funções auxiliar na absorção do cálcio, ajudar a diminuir expressivamente o risco de ataque cardiológicos e prevenção da esclerose. Além disso, ainda dá assistência no funcionamento do nervos e na formação do sistema ósseo do feto.

Para manter seu corpo em bom estado e sadio cuide da sua saúde, deixando os maus hábitos do dia-a-dia para trás e adote os bons, visite o seu médico com frequência e faça com ele exames periódicos.

Cuidados com a saúde e a alimentação

O nosso país possui uma grande produção de alimentos como verduras, legumes, cereais, carnes e verduras, por exemplo. O principio básico para ter uma dieta saudável está fundamentado na ideia da pirâmide alimentar. Que dá preferência a ingestão de alimentos de maneira equilibrada e com o auxílio dos exercícios físicos. Na pirâmide fica especificado quantitativamente que se deve ingerir alimentos como carboidratos, vegetais, frutas, leguminosas, cereais, entre outros.

A dieta do povo brasileiro é sempre citada como tendo referência com o arroz com feijão acrescido de algum tipo de carne e salada que tem em sua composição os legumes e vegetais. Dando ênfase maior na ingestão de carnes de origem, bovina, suína e aviária. E ainda com consumo crescente de alimentos derivados do leite e os gordurosos também, com isso conclui-se que os hábitos de grande parte da população brasileira não é 100% saudável, por conta da falta de determinados nutrientes na refeições.

E como habituar toda essa ‘cultura’ já instaurada para migrar e ter uma boa alimentação? Para começar todo o processo de mudança de hábitos alimentares, é essencial a avaliação ou um estudo do seu cotidiano, e de acordo com a mesma poderá ter uma conclusão do que está comendo de correto e o que é menos recomendável.

E assim poder saber quais os melhores caminhos para proceder o que deve ser alterado em seu dia-a-dia. Você poderá procurar a ajuda de um especialista, ou seja, um nutricionista. Pois o mesmo irá decifrar os melhores meios para tal tarefa. Mas deixaremos aqui algumas dicas indispensáveis.

  • A primeira delas é executar todos os dias atividades físicas, movimentar o corpo é essencial para manter a saúde estável. Assim não dando brechas para doenças do tipo cardíacas, pulmonares, reumáticas, entre outras. Fortalecendo também a boa atividade da mente pois estimula a sensação de bom-humor e o sentido de dever cumprido a cada seção de exercícios, diminuindo as tensões do cotidiano.
  • O outro ponto é moderar nos alimentos que são ricos em açúcares, gorduras trans, frituras e sódio. Evitar frequentar com muita frequência fast-foods, pois os alimentos oferecidos por esses restaurantes contém poucos nutrientes que são necessários para uma boa alimentação.
  • A dica extra é dar preferência aos alimentos integrais como, granolas, pães, aveia, semente de gergelim, entre outros, pois estes, além de ajudar a regular o organismo, tem grande influência na manutenção do peso. Evitando comer comidas que são pobres em valores nutricionais, como: hambúrguer, refrigerantes, bolos, tortas, doces e frituras. Pois eles além de contarem com poucos nutrientes, tem grandes quantias de calorias que ajudam a acelerar o ganho de massa corporal, isso principalmente para aquelas pessoas que não tem uma vida saudável, isto é, que não praticam atividades físicas e não ingerem alimentos diversificados e saudáveis.